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Os odores que fazem você gastar mais

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O marketing olfativo existe, e isso é fato. Todo mundo já comprou algo por causa do cheiro desse algo, principalmente quando o algo em questão envolve comida. Os cheiros despertam a memória afetiva, e isso pode fazer com que você gaste mais dinheiro. Logo, vamos saber quais são os aromas mais eficientes nesse aspecto.

Um estudo realizado em 2015 averiguou que as pessoas gastam mais dinheiro quando se encontram em um ambiente dominado por aromas quentes como baunilha ou canela, no lugar de outros mais frios como menta. Ou seja, os consumidores gastam mais porque um aroma de ambiente cálido faz as pessoas perceberem que o seu entorno é “socialmente mais denso” ou mais cheio de gente.

Dá para manipular a percepção espacial com o cheiro, e isso é muito mais importante para os estabelecimentos comerciais do que você pode imaginar. As pessoas acabam comprando para se sentir melhor, e quanto mais abarrotado de gente é um espaço, menos segura uma pessoa se sente, querendo sair daquele local rapidamente. E a compra de produtos pode devolver ao indivíduo aquela sensação de status e poder.

Outros motivos relacionados ao cheiro e ao consumo é a conexão emocional que o odor pode produzir, com uma possível sensação de bem estar. Nesse caso, aromas simples são mais eficientes.

 

 

 

A magia dos aromas simples, sutis, cítricos e frescos

 

Após medir os gastos de 400 compradores durante 18 dias em uma loja de decoração para o lar, o estudo concluiu que os consumidores gastaram 20% a mais com um simples aroma de laranja no lugar de um cheiro de laranja mesclado com chá verde. Também é possível resolver problemas verbais mais rapidamente com aromas simples no lugar de complexos.

Alguns aromas são utilizados para criar uma conexão emocional mais profunda com os compradores: o chá verde, a erva de limão e o chão branco são os aromas mais populares entre os frescos e sutis. Os odores cítricos e as ervas podem melhorar a qualidade de vida, com um grande potencial para revitalizar as pessoas.

Moral da história: da próxima vez que você não quiser gastar tanto nas compras, jamais passe por uma perfumaria, ou evite sentir o cheiro que vem daquela churrascaria que você tanto ama.

 

Para saber mais sobre o estudo da influência dos odores nas compras, clique aqui.


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