As lembranças baseadas em sons perduram mais em nossa memória do que as simples imagens. E não sou eu que defendo isso: especialistas no assunto defendem essa teoria, e eu só posso apoiar o conceito em minha realidade prática.
Minha mãe tem Mal de Alzheimer, e o pouco que sobrou de sua memória está associado à música. Exatamente do mesmo jeito que é apresentado no filme “Viva – A Vida É Uma Festa”. E o mesmo deve ter acontecido com você em algum momento.
Com certeza você já ouviu uma música do passado que você não escuta há muito tempo, e essa canção traz à tona lembranças associadas diversas. Mesmo porque existem sons e canções que nos acompanham e vida inteira.
Passos, aplausos, canto de pássaros, chaleira soando, campainhas e outros sons estão presentes em nossas vidas porque ouvimos do nascer ao envelhecer. E para muitas pessoas, alguns desses sons estão relacionados com o mundo da tecnologia.
E, diferente dos passos e dos aplausos, os sons do mundo tech são sazonais. Duram o tempo em que aquela tecnologia perdura, e tende a ser substituído por outro som de acordo com a sua natural evolução.
Os sons do mundo tech ao longo da história
Os mais veteranos em tecnologia (é o meu caso, com 43 anos de vida) certamente já contam com uma boa lista de sons que não ouvem há pelo menos 20 ou 30 anos. Porém, a nossa memória afetiva ou profissional preserva esses registros sonoros, e quando voltamos a ouvir os sons, eles vão nos parecer familiares e próximos.
E, de forma bem curiosa, vamos dizer o clássico “é como se fosse ontem” quando esses sons soarem em nossos ouvidos.
Dito isso, finalmente criaram um canal do TikTok que me fará perder algum tempo útil na plataforma. O ReRunthe80s é dedicado a publicar vídeos de objetos que foram fabricados e lançados durante a década de 1980, com tecnologias que não são utilizadas há muito tempo.
Tudo bem, pode até ser que os usuários mais velhos do mundo tech não estejam tão próximos do TikTok, uma plataforma que é extremamente popular junto ao público mais jovem. Mas entendo que vale a pena fazer o teste neste caso em particular: é só reproduzir o vídeo e fechar os olhos para que a viagem de volta aos anos 80 e 90 aconteça naturalmente.
É mais complicado do que parece
O canal ReRunthe80s não deixa a viagem para nostalgia tão simples como poderia ser, já que os sons dos dispositivos do passado são reproduzidos em uma sequência de vídeos curtos e sem muitas pausas ou intervalos.
Em alguns casos, você precisa ouvir os sons mais de uma vez, mas certamente a sua memória afetiva vai ajudar a lembrar dos dispositivos e produtos de tecnologia que você usou um dia.
Sons como o acionamento do botão Play do reprodutor de fitas cassete, para ligar a TV e trocar de canal (em uma era onde o controle remoto não existia – e eu tenho certeza que muitos leitores do blog que nasceram do ano 2000 para frente não fazem ideia do que era viver neste tempo), do telefone de disco, do rebobinador de uma fita ou do mecanismo que tampa o cartucho no console Nintendo NES são apenas alguns exemplos disponíveis no canal do TikTok com os sons do passado.
Outros timbres tendem a ser mais sutis, como a abertura de um estojo que armazena uma fita VHS. O legal da página é que ela guarda o registro de sons de diferentes dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos e brinquedos dos anos 80 e 90 que hoje não são mais utilizados.
Sons que se perdem no tempo, mas que permanecem em nossas lembranças para sempre. E só pelo “efeito nostalgia” já vale a pena ao menos conhecer o que esse canal do TikTok pode fazer por você.
@rerunthe80s 🔊 Sounds from your childhood! 🔊 I bet if you closed your eyes, you’d still know what most of these are! #1980s #1990s #genx #80skid #90skids ♬ original sound – rerunthe80s