Compartilhe

A Apple decidiu fazer um product placement em uma das séries do Apple TV+, Defending Jacob. Porém, deu aquela bela cutucada na concorrência, ao fazer com que todos os personagens da série utilizam o iPhone… menos o vilão, que usa um smarpthone Android.

Com isso, uma teoria foi confirmada. Recentemente, Rian Johnson, diretor de Entre Facas e Segredos, revelou em entrevista que a Apple não permite que um vilão utilize um iPhone em cena. Mas no caso de Defending Jacob, a coisa é descarada e até nefasta, pois o vilão em questão que usa o Android é um pedófilo.

 

 

 

O telefone dos personagens pode ser um spoiler

 

 

Os produtos da Apple são comuns no cinema e na TV, e é claro que as séries da Apple TV+ promovem os dispositivos da empresa a exaustão (The Morning Show exibe dispositivos da empresa em uma média de 32 cenas por episódio).

Até aí, “normal”.

Porém, Defending Jacob, série de mistério protagonizada por Chris Evans, vai ao extremo, abusando do product placement e estabelecendo uma relação dos vilões com marcas da concorrência.

 

 

Vários usuários no Reddit, MacRumors e Twitter apontam a prática. E, de forma curiosa (ou não), a mesma prática se aplica ao uso de computadores na série, já que a maioria usa um Macbook e um possível culpado tem um Dell.

Ou seja, quem assiste às séries da Apple TV+ já podem ter uma referência clara sobre quem é culpado ou inocente.

Fica a dica!

 

 

 

Na Coreia do Sul, os bons usam Samsung

 

 

É preciso dizer a verdade, e lembrar que a prática não é exclusiva da Apple. Séries coreanas como Vagabond ou Whats Wrong With Secretary Kim? (ambas disponíveis na Netflix) também fazem product placement da Samsung.

No caso de Vagabond, há um alerta logo de cara, onde a produção indica que ela contém o product placement, e além de colocar dispositivos da Samsung nas mãos dos “bons”, mostram a personagem Jessica, que conta com um caráter no mínimo questionável), utilizando um iPhone.

 

 

De qualquer forma, os usuários mais atentos vão passar a observar qual é o fabricante do dispositivo que cada personagem está utilizando, pois esse detalhe pode revelar muito sobre a sua personalidade antes que a gente gostaria.

E, olhando para trás, nem a Apple, nem a Samsung reinventaram a roda com esse product placement associando o caráter dos personagens com marcas específicas. Em 2003, já tivemos um debate relativamente acalorado sobre o fato dos personagens bons da série 24 Horas sempre usarem computadores Mac, enquanto que os vilões desenvolviam os seus planos maléficos em PCs com Windows.

Seria porque a Apple estava patrocinando a série da Fox?

Pense nisso.

 

 

Via Reddit, MacRumorsTwitter


Compartilhe