PewDiePie é o youtuber mais famoso do mundo, liderando por anos a lista de canais com maior número de inscritos, contando os 95 milhões do seu canal principal. Ou ao menos era assim até a chegada do T-Series, uma mega produtora de Bollywood que desbancou ele do primeiro posto por apenas 1 milhão de inscritos de vantagem.

Depois de meses de muitas polêmicas e muito barulho na internet, PewDiePie publicou um vídeo onde pede aos seus seguidores que parem de uma vez por todas a campanha engajada pelos seus fãs para atrair novos seguidores para o seu canal. Ele já considera a ação um meme, e que ela está afetando a sua imagem pública em determinados setores.

 

 

A origem da polêmica

 

A competição entre o PewDiePie e o T-Series começou há sete meses, quando o canal indiano se aproximou do número de inscritos do youtuber sueco, que alcançou a fama quando o YouTube ainda era só mato (ou melhor, quase underground), com criadores independentes. Com a aparição das grandes produtoras, muitos chegaram a pensar (com uma certa dose de razão) que o modelo de negócio do YouTube tal e como conhecemos poderia desaparecer.

Foi então que PewDiePie se transformou em uma espécie de “último guardião” do YouTube moleque/YouTube raiz, contando com o respaldo de centenas de criadores de conteúdo e disposto a frear o T-Series. Uma enorme campanha publicitária improvisada começou, e foi adiante até hoje, com ramificações bem polêmicas.

 

 

A que ponto chegamos…

 

Também é verdade que PewDiePie sempre se apresentou como uma pequena grande piada online. Publicou a absurda canção Bitch Lasagna, que virou o hino oficial do fenômeno que entregou para ele o seu vídeo mais visto. A repercussão foi tamanha que o vídeo motivou o T-Series a recorrer aos tribunais para bloquear a sua exibição na Índia.

Vendo o tão longe que alcançou os acontecimentos, o youtuber lamenta que as pessoas não souberam abraçar tudo isso com mais ironia. Ele também aproveitou para anunciar que vai abandonar essa disputa de forma definitiva, e pede para que os seus fãs façam o mesmo.

Traduzindo esse post inteiro com uma palavra? ARREGOU!