Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Por que as portas dos banheiros públicos não alcançam o solo?

Por que as portas dos banheiros públicos não alcançam o solo?

Compartilhe

Confessa, vai… se você pode, evita usar o banheiro público. Principalmente nos tempos atuais, onde precisamos ter um cuidado muito maior com a nossa saúde. Mas não podemos evitar isso, já que a natureza não tem hora ou local para chamar a nossa atenção.

Nem sempre encontramos um banheiro limpo, e a falta de privacidade em um momento tão delicado do nosso dia não ajuda em nada na empatia que não temos ao banheiro público. E, como cereja no bolo, as portas não chegam até o chão.

Você já se perguntou por que isso acontece?

Se sim, este post vai responder a essa dúvida que tira o sono de muitos brasileiros (não… não são as contas vencidas que causam insônia…).

 

 

 

Por que a porta do banheiro não vai até o chão?

 

Porque ela não é uma funkeira.

.

.

Falando sério. As portas dos banheiros públicos não vão até o chão não apenas para nos incomodar, mas também para responder a diferentes motivos práticos, que vão além da nossa vontade em ter um pouco mais de privacidade.

Mas vou explicar o que for possível neste artigo.

O espaço na parte inferior da porta do banheiro público não serve apenas para os tarados tentarem ver as pernas e outras partes das senhoras dentro do banheiro. Na verdade, é por um motivo muito mais natural: ver os pés da pessoa que está ocupando aquele banheiro.

Esse vão permite que você saiba se aquele vaso sanitário está livre ou ocupado, e isso representa um ganho de tempo para aquelas pessoas que precisam de um banheiro livre com maior urgência.

Por outro lado, esse espaço adicional na porta do banheiro público tem uma missão ainda mais nobre: identificar se uma pessoa sofreu algum problema de saúde, permitindo que a mesma seja socorrida mais rapidamente.

Ah, sim, claro… a porta do banheiro público com um espaço na parte inferior também tem como objetivo reduzir as condutas inadequadas, como a prática de sexo (algo muito mais comum do que você pode imaginar) ou o consumo de drogas (isso é bem comum em Florianópolis). Esse vão permite que qualquer pessoa conclua o que está acontecendo no interior do habitáculo.

Mas… espere! Tem mais!

 

 

 

Higiene e limpeza são fundamentais

 

Uma coisa é você lavar o banheiro da sua casa. Mas… você já tentou manter um banheiro público limpo por muito tempo?

Pois é… um dos motivos mais importantes para que o vão da porta exista é justamente para facilitar a limpeza dos pisos. Dessa forma, o pessoal da limpeza não precisa abrir cada uma das portas: basta passar o esfregão por baixo e limpar pelo menos 80% do habitáculo. Em um momento posterior (mais tranquilo, com menor movimento), o cidadão vai lá e faz a limpeza completa. Isso economiza tempo e esforço do pessoal da limpeza.

Por fim, esse formato de porta permite a economia de custos, já que são de tamanho universal e não precisam ser fabricadas sob medida, o que deixa a sua produção muito mais barata. Sem falar na circulação de ar, permitindo uma ventilação constante e impedindo que o cidadão morra lá dentro com o mau cheiro de seus restos mortais dentro do vaso sanitário.

 

 

Via MentalFloss


Compartilhe
@oEduardoMoreira