No planeta Terra, existem mais telefones do que habitantes, e isso pode ser um enorme problema. Na verdade, já é: pense na quantidade de materiais presentes em um smartphone que podem contaminar a natureza. E é nossa obrigação cuidar direito da casa onde vivemos.
Deixando um pouco de lado o debate sobre a validade do processo de reciclagem, entendo que é melhor que a gente faça a nossa parte, evitando que os componentes contaminantes acabem descartados na natureza.
Por isso, este post conta o que você deve fazer para encaminhar o seu telefone de forma correta para a reciclagem.
Procure por um ponto limpo em sua cidade
As principais cidades brasileiras contam com pontos de descarte sustentável, postos de reciclagem ou um ponto limpo, como é chamado em alguns países.
Nestes locais, você pode descartar o seu celular ou smartphone velho de forma segura, pois os responsáveis por este trabalho saberão realizar de forma correta a desmontagem do dispositivo e o respectivo processo de separação dos elementos contaminantes.
Lojas de telefones e operadoras de telefonia móvel
Algumas lojas de telefonia móvel ou de operadoras contam com locais específicos para descarte de velhos celulares e smartphones. Procure por esses estabelecimentos e se organize para mandar embora aquele telefone que não serve para mais nada.
Você pode fazer o descarte do velho telefone de forma gratuita. Além disso, as operadoras também recebem outros eletrônicos que não estão em uso ou que pararam de funcionar, já que esses gadgets também contam com os materiais que podem ser reciclados.
Doe os dispositivos para alguma associação
Se o seu smartphone ou celular só está velho e ainda funciona, no lugar de jogar fora, doe o dispositivo para alguém que está precisando.
Algumas instituições assistenciais recolhem os dispositivos que podem ser recuperados e doados para pessoas com baixa renda ou crianças em idade escolar. Além de ser um gesto muito nobre de sua parte, é uma medida mais que sustentável, pois evita que o telefone seja descartado no meio ambiente de qualquer jeito.
E depois, o que acontece?
Quando o telefone é reciclado de forma correta, o dispositivo é completamente desmontado, e os materiais que podem ser reaproveitados são separados.
Já outros recebem um tratamento especial, justamente para evitar a contaminação no meio ambiente. Como é o caso da bateria, que possui muitos elementos químicos.
Sempre é possível extrair elementos de matéria prima para a fabricação de outros dispositivos, como são os casos do plástico, ouro, cobre, zinco e alumínio. Basicamente, a única coisa que não dá para ser reaproveitada em um velho smartphone é a bateria.
Dá pra ganhar dinheiro com a reciclagem de um smartphone?
Dá sim.
Alguns fabricantes, operadoras de telefonia móvel e lojas acabam comprando o telefone antigo do cliente, ou oferece cupons de desconto ou créditos nas compras de um novo smartphone no estabelecimento. E essa é uma forma de ganhar dinheiro com a reciclagem.
Até porque muito provavelmente aquele telefone que você entregou para a operadora ou loja será reciclado. E o estabelecimento está lucrando de qualquer maneira quando você compra um novo smartphone com o desconto que veio da doação do modelo antigo.
No final, todos ganham com isso. Inclusive o planeta, que fica mais sustentável.