Ir ao conteúdo

Por que dividir um número por zero pode enlouquecer uma calculadora mecânica?

Compartilhe

Nossos professores de matemática nos explicaram que as divisões por zero é algo impossível, e a gente nunca entendeu os reais motivos disso. E é por isso que existe o YouTube na sua vida: para mostrar o sentido dessas coisas.

A matemática é algo muito importante, especialmente no mundo laboral. Porém, ela pode ser frustrante no ambiente acadêmico por tratar de aspectos muitas vezes abstratos. E dividir um número por zero é um clássico exemplo do que eu estou falando.

 

 

 

Uma breve introdução ao mundo das divisões

 

Para entender por que não dá para dividir um número por zero, é preciso primeiro entender a forma em que as divisões funcionam. E uma forma muito simples de explicar isso é lembrando que, quando dividimos um número por outro, estamos deixando o resto de um segundo número em algumas partes.

Por exemplo, ao dividir 24 por 4 é o mesmo que remover em 4 partes todas as 24 partes disponíveis, até chegar a zero. A quantidade de vezes de sobras de número é o resultado da divisão:

24 – 4 = 20 – 4 = 16 – 4 = 12 – 4 = 8 – 4 = 4 – 4 = 0.

 

Agora, quando você divide o número 24 por zero, você simplesmente jamais vai chegar ao número zero na divisão:

24 – 4 = 24 – 4 = 24 – 4 = 24 – 4 = 24 – 4 = 24 – 4 = 24 – 4 = 24…

Até o infinito.

 

E é por isso que não dá para dividir por zero.

 

 

 

Tente dividir por zero, e calcule até o infinito

 

 

A parte divertida disso é quando você tenta dividir por zero em uma calculadora mecânica antiga. As calculadoras eletrônicas modernas já reconhecem o erro, mas as calculadoras mecânicas do passado, não.

Tais dispositivos para calcular divisões seguem o método previamente mencionado nesse post, onde elas trabalham com os números restantes das vezes necessárias até a subtração chegar a zero, mostrando o resultado da divisão (ou as vezes que ainda restaram algum número).

Ou seja, se tentam dividir por zero qualquer número, a calculadora mecânica fica realizando a operação sem parar, esperando pelo resultado zero que nunca vai chegar, operando de forma indefinida até que alguém pare a máquina manualmente.

No YouTube, tem vários vídeos que mostram calculadoras mecânicas tentando realizar essa missão que é, literalmente, impossível. Veja os vídeos a seguir:

 

https://youtu.be/OFJUYFlSYsM

 

 

Via Electronic Products


Compartilhe
Publicado emVariedades