Ir ao conteúdo

A mais cruel pegadinha da história da informática é…

Compartilhe

Pegadinhas na internet não são uma novidade. Muito provavelmente elas existem desde que a internet nasceu. E a evolução da rede mundial de computadores não impediu que algumas das pequenas trapaças que alguém pode aplicar em cima de uma alma mais desavisada ou distraída.

Uma das brincadeiras mais cruéis que um internauta pode fazer com o outro internauta é convencer a vítima a pressionar simultaneamente as teclas Alt + F4 para solucionar qualquer tipo de problema. Não importa qual: pode ser do microfone, da webcam, do excesso de janelas abertas no navegador web (nesse caso, resolve mesmo), lentidão do Word, dificuldades no progresso do jogo e outras situações.

Na prática, é um comando nefasto quando utilizado de forma indevida, e é importante explicar para os mais desavisados por que esse comando pode complicar a vida de muita gente (além de garantir a diversão dos mais espertinhos).

 

 

 

No que consiste a brincadeira de pressionar o Alt + F4?

 

Apesar de ser uma combinação de teclas bem básica e muito conhecida por muita gente há muito tempo, ainda tem aquelas pessoas que desconhecem por completo o seu uso, e acabam sendo surpreendidas de forma ingênua. No final das contas, essas pessoas são vítimas de uma antiga brincadeira, mas ainda assim pode resultar em perdas inestimáveis para a vítima.

A combinação Alt + F4 fecha de forma imediata qualquer janela ativa no momento da execução do comando. E a grande maioria dos usuários de tecnologia mais veteranos conhecem esse comando e os seus respectivos efeitos nos sistemas informáticos… porque foram vítimas dessa pegadinha um dia.

Muitos de nós foram pegos no truque durante um jogo ou enquanto realizava qualquer outro tipo de atividade na frente do computador. Ou alguém se aproximava do equipamento para pressionar o Alt + F4, ou nós mesmos recebemos o “conselho de amigo”, e fechamos a tela do computador, de forma repentina.

Mas existem outras combinações de teclas que entregam comandos interessantes (e úteis) ao Windows. Vejamos:

W+e – inicia uma nova sessão no Windows Explorer
W+f – abre uma janela de pesquisa
W+Ctrl+f – Inicia uma busca por um computador em rede
W+M – minimiza todas as janelas para limpar a tela
W+Shift+M – restaura todas as janelas minimizadas
W+r – abre a janela “Run”
W+F1 abre a janela de ajuda


Compartilhe
Publicado emDicas, Truques e MacetesInformáticaInternetVariedades