Compartilhe

A realidade virtual pode ser explorada por diversos campos. Nesse caso, literalmente. Fazendeiros russos decidiram colocar óculos de realidade virtual em suas vacas para que as mesmas possam produzir um leite de melhor qualidade.

Por que eles fizeram isso?

Desse modo, eles podem induzir as vacas a pensar que estão em um campo aberto e não em uma área confinada nas fazendas, sendo assim “enganadas” para criar a percepção de uma vida melhor e mais feliz. É uma situação paradoxal, pois por melhor que seja o objetivo dos fazendeiros, a ideia é, ao mesmo tempo, algo bem triste.

 

 

Realidade virtual para enganar as vacas

 

 

As imagens transmitidas pelos óculos de realidade virtual se correspondem com um campo em pleno verão, ajustando a gama de cores de modo que as vacas podem apreciar o cenário da forma correta. A armação dos óculos teve que ser modificada para que o produto se ajustasse à anatomia dos animais.

Por incrível que pareça, tudo indica que os testes funcionaram, ainda que em níveis muito básicos para afirmar com maior ênfase que o experimento funcionou, ou que o método é eficiente o suficiente para ser recomendado para o uso em larga escala.

O primeiro teste conseguiu registrar uma redução na ansiedade das vacas, fortalecendo a sua saúde. Ainda não sabemos se isso resultou em um leito de melhor qualidade, mas existem planos para desenvolver estudos para eliminar essa e outras dúvidas pertinentes sobre o uso da realidade virtual com os animais.

Nesses planos se encaixam a segunda fase do projeto. Se tudo der certo, ou seja, se o leite dessas vacas for de melhor qualidade e é produzido em maior escala, o uso da realidade virtual nas vacas deve ser formalizado, e tal tecnologia se uniria a outras técnicas já adotadas a algum tempo, como colocar música clássica para os animais.

Já é cientificamente comprovado que a música acalma os animais e, no caso das vacas, ajuda a deixá-las mais felizes, com uma saúde mais forte.

É preciso aparecer esse tipo de solução para levantar questionamentos sobre os métodos atuais de produção de leite, que gera problemas como a elevada emissão de gás metano na atmosfera por parte das vacas, algo que agrava a mudança climática responsável pelo aumento progressivo das temperaturas.

Não sou um especialista no assunto, mas… vacas mais calmas produzem menos gás metano? Se sim, já vejo vantagens consideráveis na combinação da música com a realidade virtual nos animais. Aliás, alguns seres humanos também poderiam considerar essa combinação.


Compartilhe