Início » Esportes » Por que os atletas mordem as medalhas?

Por que os atletas mordem as medalhas?

Compartilhe

Pode não ser o hábito mais adequado neste momento em que precisamos ter um maior cuidado com a nossa saúde. Mas a tradição de morder a medalha olímpica ainda existe, e precisamos entender por que isso acontece.

Não são apenas os atletas olímpicos que mordem as medalhas conquistadas. Na verdade, basta vencer algum torneio esportivo importante, e o objeto de conquista acaba sendo metaforicamente devorado pelo vencedor.

Se ninguém jamais disse por que isso acontece, este post chega para oferecer respostas.

 

 

 

Por que os atletas mordem as medalhas?

Fome de vencer? Vamos ver se é isso mesmo.

A origem da tradição é bem simples: o gesto de morder a medalha tem como único objetivo imitar a ação que os mineradores fazem para comprovar a autenticidade do ouro em minas ou no velho oeste.

O método de morder o ouro é eficiente para descobrir se aquele pedaço de metal é autêntico ou uma fake news materializada. Se o metal ficava com leves marcas dos dentes, é sinal que é ouro de verdade.

Porém, o gesto hoje é exclusivamente pela tradição, uma vez que a medalha de ouro olímpica atual tem quase nada de ouro. Na prática, apenas 1.34% da medalha de ouro possui esse metal. A porcentagem restante é composta de prata e bronze.

O objetivo para essa decisão (que pode desagradar aos mais ambiciosos) é redução de custos. Pense quanto custaria para o Comitê Olímpico Internacional fabricar uma série enorme de medalhas de ouro legítimo.

Além disso, as medalhas criadas para a Olimpíada de Tóquio 2020 (em 2021) foram criadas com a combinação de materiais reciclados de equipamentos de computador (placas, memórias, silício, cobre, etc), de modo que é uma medalha que vale mais pela sustentabilidade, e muito menos pelo valor real.

De qualquer forma, o gesto de morder a medalha de ouro virou uma verdadeira obsessão dos fotógrafos, se transformando assim em uma imagem icônica e altamente vendável nos aspectos publicitários e de promoção da imagem dos protagonistas.

De qualquer forma, é sempre importante lembrar que morder uma medalha pode resultar em perda de dentes. Logo, tente fazer isso com moderação, já que vender a medalha para pagar o tratamento bancário não é uma opção. Definitivamente.

 

 

Via Olympics


Compartilhe