Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Por que tem gente que ainda usa o bloco de notas de papel em um entorno totalmente digital?

Por que tem gente que ainda usa o bloco de notas de papel em um entorno totalmente digital?

Compartilhe

Uma coisa não muda, mesmo com todo o uso da tecnologia: as crianças ainda precisam usar um lápis nas escolas durante o processo de alfabetização. E, por causa disso, muitos profissionais usam até hoje um bloco de anotações nas suas atividades diárias, mesmo com todo esse ambiente digital ao nosso redor.

Eu confesso que é bem difícil para mim pegar em uma caneta ou lápis para anotar qualquer coisa. Ou eu uso um bloco de notas digital, ou realizo uma gravação de voz para salvar algum recado mais curto ou que precisa de um armazenamento mais dinâmico.

Logo, vamos tentar entender por que tem gente que usa um bloco de notas em um mundo onde você pode escrever na tela de um tablet, digitar no smartphone ou usar um notebook para essa mesma anotação.

 

Para estimular a criatividade

Lápis, papel e caneta podem estimular a criatividade no ser humano e, por conta disso, muitos profissionais ainda utilizam esses elementos para realizar anotações ou desenhos, justamente por ajudar no processo criativo.

Além disso, lápis e papel (ou caneta) também ajudam a aumentar a concentração da pessoa, que deixa de ter tantas distrações como as notificações no smartphone ou tablet.

 

Para criar listas de tarefas

Listas de atividades pendentes ou listas de compras podem ser preenchidas com maior agilidades e produtividade. E aqui, o papel e a caneta podem também atuar como uma espécie de RAM para o cérebro, pois ajuda o indivíduo a pensar em um cenário de curto prazo.

O bloco de notas pode ajudar a organizar mentalmente as ideias, além de desenvolver novas visões objetivas para desenvolver uma lista ou raciocínio mais lógico sobre as atividades a serem trabalhadas.

 

Porque faz parte das manias do indivíduo

O ser humano se condiciona a hábitos, rotinas e procedimentos para se sentir confortável e produtivo no dia a dia. E escrever em um bloco de notas pode muito bem ser uma mania que a pessoa absorve com o passar do tempo.

Escrever em um bloco com tinta preta de traço médio pode ser uma mania de muitas pessoas que adotam essa solução para registrar anotações em papel. É claro que a caneta Bic cristal também serve, ou até mesmo usar várias agendas para diferentes tipos de anotações.

 

Guardar ou jogar fora as notas?

A maioria joga fora as anotações feitas em blocos e agendas, principalmente depois de transferir essas anotações para plataformas digitais que esses usuários adotam para facilitar a vida do trabalho coorporativo.

Alguns profissionais usam o ato de jogar fora as páginas do bloco de notas de papel como uma maneira para se desconectar do mundo de alguma forma, organizando o que deseja e descartando o que é inútil.

Os mais precavidos acabam guardando os blocos de anotações (e isso depende do perfil da pessoa) para ter onde procurar aquela informação importante, caso eventualmente necessite daquele dado no futuro.

E isso não é algo tão incomum quanto parece. Muitos de nós inclusive fazemos isso no dia a dia com os nossos cadernos escolares, pois em alguns casos podemos recorrer aos símbolos e notações de matérias para esclarecer dúvidas pontuais sobre os mais diferentes temas.

 

Uma visão tecnológica

Muitos tentam migrar para o mundo digital para eliminar a produção de papel, e alguns conseguem ser muito bem-sucedidos nessa iniciativa. Eu mesmo acabei com a produção de papel para documentos a serem assinados ou no caso das partituras que eu uso todos os dias.

Porém, boa parte dos usuários sempre acaba voltando para o papel, seja pela necessidade, seja pela praticidade na organização e localização de informações.

Muitos acabam se sentindo mais criativo com um lápis e um papel na mão, mas o iPad acaba sendo mais flexível para muitos tipos de profissionais, como aqueles que desenham em telas ou trabalham com trabalhos gráficos ou de gerenciamento de hardware.

 

Ele sempre te acompanha?

Quem usa o bloco de notas até hoje dificilmente vai se livrar dele. Principalmente por causa de sua simplicidade e o seu maior foco para fazer uma única coisa muito importante para qualquer pessoa.

Por isso, o bloco de papel deve receber uma longevidade bem interessante, mesmo em um mundo muito digital como é o de hoje. Sempre vai existir a exceção para qualquer coisa neste mundo e, neste caso, aquele velho bloquinho de anotações onde você salvou aquela receita da vizinha ou o nome do filme de soft p0rn que o seu amigo passou não vão desaparecer de uma hora para outra.


Compartilhe
@oEduardoMoreira