Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Project Leonardo: é a Sony pensando na acessibilidade do PlayStation 5

Project Leonardo: é a Sony pensando na acessibilidade do PlayStation 5

Compartilhe

Mais uma vez, tenho a satisfação em produzir um conteúdo de tecnologia que está diretamente alinhado com algo que considero muito importante: a acessibilidade.

As soluções tecnológicas precisam ser inclusivas, onde todos podem ter acesso a tudo o que eu tenho. Para mim, nunca fez sentido ver um grupo excluído de tudo o que eu posso utilizar na eletrônica de consumo.

Entendo que é dever dos fabricantes trabalhar duro em soluções que ofereçam aos usuários que contam com algum tipo de limitação a possibilidade de usufruir da mesma experiência que eu tenho todos os dias.

Dito isso, a Sony apresentou na CES 2023 o Project Leonardo, um novo controle para o PlayStation 5 pensado nos jogadores que contam com algum tipo de deficiência ou incapacidade física que resulte em uma limitação dos movimentos.

 

Project Leonardo: principais características

O principal objetivo do Project Leonardo é permitir que os usuários com algum tipo de limitação motora possam obter a mesma experiência de jogo oferecida pelos controles tradicionais.

De novo: eu entendo que este é um desafio para qualquer empresa que está no mercado de eletrônicos de consumo, pois exige um enorme trabalho de pesquisa e desenvolvimento específicos para um grupo de pessoas com características peculiares.

A iniciativa da Sony tenta cobrir essas necessidades desses usuários que não contam com condições facilitadas ou simplificadas nos mais diferentes campos da vida. O Project Leonardo é um controle para o PlayStation 5 que é configurável e personalizável, atendendo de forma específica a cada jogador, considerando as características de sua limitação.

Para alcançar esse objetivo, o Project Leonardo permite diferentes combinações de configurações, já que conta com uma grande variedade de acessórios pensados nos cenários de acessibilidade.

Esses acessórios intercambiáveis estarão disponíveis em forma de um kit que acompanha o controle. Com isso, o usuário poderia criar os seus atalhos e construir de forma gradual a sua experiência para os videogames, o que é um passo muito sólido para uma maior acessibilidade do PlayStation 5.

Essa dinâmica de configuração personalizada do controle se complementa com as diferentes opções de customização que o software do PlayStation 5 passa a receber para ser compatível com o Project Leonard. Dessa forma, o usuário poderá realizar a associação dos botões do controle e salvar os perfis a serem utilizados, tal e como acontece com o controle padrão do videogame.

Na prática, o usuário poderá criar a própria versão do controle do PlayStation 5, permitindo inclusive o emparelhamento do seu perfil e das configurações customizadas com outros controles sem fio. Tal recurso está disponível em cenários onde diferentes dispositivos são necessários para melhorar a experiência de jogo no videogame.

Vale a pena destacar que o Project Leonardo conta com um design que facilita o seu uso para os usuários com deficiência, se adaptando com as necessidades específicas. Por exemplo, é possível colocar o controle em um tripé, usar em qualquer área plana ou mudar a orientação do controle entre outras possibilidades.

 

Quando o Project Leonardo estará disponível?

A Sony informa que o Project Leonardo ainda está em desenvolvimento, e não há uma previsão para o lançamento do novo controle para o PlayStation 5.

Por outro lado, a mesma Sony destaca que o desenvolvimento desse controle contou com a colaboração da comunidade de desenvolvedores de jogos e diferentes especialistas em acessibilidade, uma vez que a ideia é oferecer uma proposta que permite aos usuários jogar por períodos mais longos e de forma mais cômoda.

Como alguém plenamente consciente sobre a necessidade de inclusão daqueles que são diferentes justamente por me sentir diferente diante de um mundo que insiste em ser igual de forma totalmente equivocada, eu aplaudo de pé a iniciativa da Sony.

Que Microsoft e Nintendo sigam o exemplo para deixar os seus respectivos consoles de videogames ainda mais acessíveis para um grupo de pessoas que precisam lidar todos os dias com as próprias limitações, e com os obstáculos que o mundo impõe.

E qualquer iniciativa desse porte contará com a minha divulgação neste espaço.


Compartilhe
@oEduardoMoreira