Ir ao conteúdo

PyIDM, um gestor de downloads open source

Compartilhe

No passado, gestores de downloads eram muito populares por aqueles que não tinham uma internet tão boa para baixar conteúdos em uma maior velocidade. Hoje, a banda larga fixa resolve o problema da lentidão, mas os gestores de downloads seguem populares, por outros motivos.

Precisamos de programas que trabalham com diferentes serviços de downloads, ou que facilitam a vida na hora de obter vários vídeos de uma mesma playlist. E são para essas missões que o PyIDM pode entrar em ação.

 

 

 

Pequeno e útil

 

 

O PyIDM é um aplicativo de código aberto, leve e multi plataforma. Ele foi desenvolvido em Python e quer ser uma alternativa ao histórico Internet Download Manager.

O software tem uma interface baseado no original look&feel (pode ser personalizado com 140 skins diferentes) que entrega um conjunto de ferramentas e bibliotecas de código aberto, como youtube_dl, pycurl, FFmpeg, etc.

Com ele, você pode tanto copiar e colar na janela a URL do arquivo que você quer fazer o download, ou mantê-lo atento para quando você copiar um link na sua área de transferência. Ele só não possui um complemento para o navegador web, o que permite monitorizar os downloads que dispensam o uso de links diretos.

Quando copiamos e colamos o link de uma playlist, você pode selecionar quais são os vídeos que você quer fazer o download, assim como a resolução, o formato e a pasta destino. Além da aba principal do PyIDM, encontramos as abas Log, Settings e Downloads. É na última aba que podemos ver a fila de arquivos que serão copiados, o progresso de cada cópia e até a pré-visualização do vídeo no reprodutor multimídia durante o download.

Na aba Log, você vê o histórico da fila de downloads e as verificações MD5 e SHA2656 dos arquivos baixados.

 

 

 

Como instalar o PyIDM?

 

Para o Windows, o PyIDM tem uma versão portátil do programa, onde basta fazer o download do arquivo compactado, descomprimir os arquivos em uma pasta e executar o arquivo PyIDM.exe.

Para o Linux, é preciso instalar os pacotes necessários para o seu funcionamento:

No Debian/Ubuntu: sudo apt install python-pip python3-pip python3-tk xclip ffmpeg
No Fedora/CentOS/RHEL: dnf install python-pip python3-pip python3-tkinter xclip ffmpeg

 

Depois, utilize a ferramenta pip3 para instalar o PyIDM:

pip3 install pyIDM

pyIDM


Compartilhe
Publicado emSoftware