thor-martelo

Excelente pergunta. Sua resposta, cientificamente falando, é difícil de ser obtida, ainda mais se considerarmos que são escaços os dados que conhecemos sobre o mítico martelo Mjolnir. Mas vamos tentar responder.

A Mjolnir é tão pesada, que, se ela escorregasse das mãos de Thor, por descuido, destruiria o planeta Terra por completo. É claro que essa é uma resposta hipotética: nos filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados e outras interações de cultura pop, isso não aconteceu (até agora).

Existem versões diferentes para sua existência. Uma delas afirma que ela foi forjada sob medida, e é fruto de uma aposta com Loki, sem detalhar qual material foi utilizado para a sua fabricação. Uma segunda versão (publicada pela Marvel), detalha que a Mjolnir foi forjada por ordem de Odin, no interior de uma estrela, e a partir do material do seu próprio núcleo. E é essa segunda hipótese que é a escolhida para “destruir a Terra com um descuido”.

Levando em conta a versão da Marvel, o martelo de Thor é absurdamente pessado. Uma estrela de nêutrons tem tanta massa, que um fragmento do tamanho de um cubo de açúcar desse núcleo pesaria aproximadamente 400 milhões de toneladas métricas.

Levando em conta o tamanho da cabela do martelo, calcula-se que a Mjolnir pesaria aproximadamente 4.6 bilhões de toneladas métricas, ou 97 milhões de navios Titantic condensados em poucos centímetros quadrados.

No caso do impacto contra o nosso planeta – como o que aconteceu no primeiro filme de Thor -, o martelo não deixaria uma cratera com metros de profundidade, mas sim atravessaria o planeta, destruindo o mesmo por completo. A força gravitacional do martelo é suficiente para transformar em pedaços qualquer pessoa que se aproximar demais dessa arma.

Infelizmente, a mitologia nórdica garante que uma das qualidades mágicas de Mjolnir é poder golpear com a força que Thor desejar, de modo que se supõe que Eitri e Brokk – os artesãos que teriam forjado o martelo na primeira hipótese – encontraram a maneira correta de modular a massa do martelo de forma conveniente.

Para ilustrar melhor essas teorias, veja a seguir o vídeo produzido pelo pessoal do Vsauce.

 

+info