A pergunta mais importante da história da humanidade é: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Você pode até não acreditar no que está lendo, mas lá no fundo de sua alma sabe muito bem de que eu estou falando a verdade.
Cientistas, biólogos, curiosos e desocupados sempre se uniram para responder a essa pergunta, que possui uma contradição lógica que tira o sono de muita gente: se a galinha veio de um ovo, quem colocou esse ovo?
Esse símbolo filosófico da complexidade da compreensão humana foi finalmente respondido de forma (aparentemente) definitiva, porque… afinal de contas… se não usamos a Inteligência Artificial para isso, do que mais essa tecnologia serve?
O que a ciência diz
Se a ciência usou um ChatGPT da vida para descobrir quem veio primeiro entre o ovo e a galinha, é sinal de que qualquer um de nós poderíamos ter obtido essa resposta nos últimos 12 meses.
De qualquer forma, é difícil encontrar pessoas que conhecem todos os princípios da biologia e da evolução para reconstruir a origem das aves e sua relação com os répteis. Até porque algumas pessoas tratam o câncer com homeopatia até hoje.
Pois bem, vamos começar a falar sobre as respostas encontradas.
Do ponto de vista científico, o ovo veio primeiro por conta do longo processo evolutivo que resultou nas atuais galinhas, que são descendentes de animais que já colocavam ovos muito antes de surgirem as aves.
As evidências genéticas e os fósseis revelam que as aves têm raízes nos dinossauros terópodos, répteis que há milhões de anos já possuíam a capacidade de reprodução por meio de ovos. Ou seja, as galinhas são, de alguma forma, pequenos dinossauros.
Ao longo da história evolutiva, mutações e seleção natural moldaram esses animais, dando origem às diversas espécies de aves, incluindo as galinhas, que utilizavam o ovo como forma de reprodução muito antes de se tornarem uma espécie distinta.
Por conta disso, a ciência sempre afirmou que o ovo veio primeiro. Mas aí veio a inteligência Artificial para contrariar tudo o que a ciência acreditava que sabia.
O que a Inteligência Artificial diz
Cientistas da Universidade de Warwick e Sheffield descobriram o papel fundamental da proteína ovocledidina-17 (OC-17) na formação da casca de ovo, e é aqui que a Inteligência Artificial começou a entrar em ação para descobrir a resposta para a maior dúvida da humanidade.
Essa proteína está presente nos ovários das galinhas, e atua como catalisador para acelerar a cristalização do carbonato de cálcio, o principal componente da casca do ovo. Ou seja, a evolução da espécie para chegar ao ponto de ser uma galinha foi o que determinou a produção do elemento fundamental para ter o ovo.
O artigo publicado na revista Science detalha o processo biológico que permite às galinhas produzir ovos com casca em aproximadamente 24 horas, implicando que a galinha deve ter existido antes do ovo, contrariando a perspectiva evolutiva.
A Inteligência Artificial aplicou métodos estatísticos e computacionais para examinar os dados da história evolutiva das espécies e os fatores genéticos que influenciaram o desenvolvimento da galinha. E dessa forma, determinou que, para se ter um ovo, a galinha precisou evoluir até efetivamente virar uma galinha.
Pronto. Mistério respondido. Agora, eu quero um prompt para que o ChatGPT me forneça os números vencedores da Megasena.