Compartilhe

Não tenho palavras para expressar em como eu fiquei feliz com a vitória de Parasita no Oscar 2020. O filme coreano mostrou uma nova forma contar histórias, e uma perspectiva bem diferente daquela de tradicionalmente Hollywood estabeleceu para enxergar uma obra cinematográfica como um conteúdo de arte de alta qualidade.

Parasita é o melhor filme de 2019, e com méritos. Manejou de forma quase perfeita o suspense e todos os seus recursos criativos e narrativos, com diálogos bem feitos, personagens muito interessantes, cheios de camadas e profundidade, e espaços bem elaborados. O filme é hoje um fenômeno cultural sem precedentes (tanto, que vai virar série na HBO norte-americana).

Tudo bem, se a gente parar para pensar um pouco, a cultura coreana como um todo está em evidência. E não estou falando do fato da Samsung ser a maior vendedora de smartphones no mundo. Pense no fenômeno K-Pop, e em como ele ajudou a promover a Coreia do Sul ao redor do mundo. Mas isso é tema para outro post.

Vamos falar do feito incrível que alguém com muito tempo livre na vida alcançou: recriar a casa de Parasita em The Sims 4, com um resultado final simplesmente impressionante.

 

 

 

Uma recriação para encher os olhos

 

 

O fato de Parasita vencer alguns dos prêmios mais importantes do Oscar 2020 sendo um filme 100% produzido na Coreia do Sul chamou a atenção de muita gente. Não é para menos: eu já expliquei nos parágrafos anteriores por que esse filme é tão bom em todos os sentidos. Um dos motivos que elevam a qualidade da produção de Parasita é justamente essa casa enorme que aparece no filme: ela não é real, e não pode ser encontrada em nenhuma parte das ruas da Coreia do Sul.

Apenas explicando melhor: o seu exterior é real, mas o seu interior foi construído exclusivamente para rodar o filme.

Pois bem, agora vem a parte que dá origem a esse post: um canal do YouTube decidiu reconstruir a casa do filme dentro do jogo The Sims 4. E isso é impressionante, pois não basta você ir lá e copiar todo o layout da casa: você precisa trabalhar para comprar todos os itens da mesma. Ou hackear o jogo e fingir que você tem amigos nas empreiteiras envolvidas no esquema da Lava Jato.

O canal que construiu a casa no game é o 심쿵건축simkoongarchitect (sério mesmo que você achou que eu lia ou falava algo em coreano?), e apesar do vídeo ser narrado 100% no idioma asiático, ele conta com legendas em inglês. No vídeo, podemos ver toda a riqueza de detalhes dadas à construção, tanto na parte externa como na interna, incluindo é claro o famoso sótão do filme.

Talvez o que mais chama a atenção nessa recriação é o quarto do filho menor da família Park, pois este tem tantos detalhes que chegam a surpreender. Se isso tudo já não fosse o bastante, o vídeo avança para uma recriação resumida do filme, mas com personagens personalizados frutos da criação dessa casa em The Sims 4.

Na boa? Estou aplaudindo de pé esse trabalho. Poucos que eu conheço teriam entregue um trabalho tão bem feito. Mas agora eu espero que façam o mesmo em Minecraft!

 


Compartilhe