Início » Tecnologia » Robô humanoide da Disney é horripilante

Robô humanoide da Disney é horripilante

Compartilhe

A série Westworld (HBO) conta a história de um parque temático com robôs com formato humano ultrarrealista que saiu do controle por conta das visões irresponsáveis dos seus administradores. É uma série de ficção, sim. Mas pode se tornar uma realidade se a Disney seguir com os seus planos de colocar os seus robôs em seus parques.

A Disney publicou um vídeo com a demonstração de um dos seus robôs humanoides, e só de pensar na proposta eu sinto arrepios. Tudo bem, pode ser uma grande paranoia minha. Mas pelo menos nesse momento inicial de desenvolvimento do projeto, não consigo olhar para o robô com a empatia que supostamente ele merecia receber de mim.

 

 

 

Terminator, é você?

 

Quero acreditar que a Disney e todo o seu poderio econômico fará com que esse robô humanoide se aproxime do resultado estético proposto pelo mundo ficcional de Westworld, mas sem chegar aos desastrosos resultados práticos, onde os conceitos de moral e ética foram para o saco.

Porém, insisto que a primeira demonstração desse robô deixa mais medo do que desejo de interação com uma máquina como essa. A sua aparência inicial lembra o T-800 de O Exterminador do Futuro parcialmente destruído depois de tantas batalhas contra humanos e outras máquinas.

Agora, some essa aparência horrenda e o temor que as inteligências artificiais se voltem contra os humanos um dia (depois de concluírem que o grande problema do planeta Terra é o ser humano dito irracional), e temos o cenário perfeito para a paranoia coletiva.

Por diversas vezes eu afirmei aqui e no TargetHD.net que os robôs da Boston Dynamics iriam se voltar contra nós e escravizar os humanos. É claro que essa é uma piada… com um fundo de verdade (tal e como toda piada precisa ser). Mas no caso dos robôs da Disney, a combinação de fatores apresentados nesse post pode resultar em um perigo real e imediato para nós, seres frágeis, insignificantes e burros por natureza.

Não sabemos quando a Disney vai colocar esses robôs humanoides em seus parques (espero que nunca), mas sabemos que a empresa tem esse objetivo final em mente. Se der certo, pode ter certeza que os meus planos para conhecer esse “mundo mágico” estão automaticamente cancelados, pois as chances desse mundo se transformar em um pesadelo coletivo aumentaram consideravelmente a partir de agora.

 

 

 

Via Disney


Compartilhe