Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » Samsung Galaxy A05 é a prova que a Samsung segue copiando a Apple na cara dura

Samsung Galaxy A05 é a prova que a Samsung segue copiando a Apple na cara dura

Compartilhe

Está na cara que todo mundo vai atrás do Samsung Galaxy A05 por causa do preço. E eu nem vou julgar as pessoas que fazem isso pela pura necessidade. Aliás, deixei essa fase da minha vida de não entender as necessidades alheias no consumo.

Entendo que tem muita gente que só pode pagar os tais R$ 799 que a Samsung cobra pelo Galaxy A05. E até produzi um artigo no TargetHD.net falando sobre os cinco motivos para você comprar esse telefone.

Agora… deixar o extremo oposto do Galaxy S24 Ultra desse jeito… é como se a Samsung deixasse o filho mais novo no calabouço ouvindo as músicas do Jão em looping.

 

O marketing da Samsung deu aula aqui

Mais uma vez, a Samsung copia alguma coisa da Apple. Neste caso, copiou o campo de distorção da realidade do Steve Jobs, pois promove o Galaxy A05 como um smartphone muito melhor do que ele realmente é.

O problema aqui é que muitos usuários mais leigos não entendem que este é um smartphone de entrada, com limitações de telefone de entrada. Tem uma galera que só vai pelo preço, e não faz ideia da calça jeans molhada que está prestes a usar.

“Veja tudo com nitidez” em uma tela PLS LCD com qualidade abaixo da média. “Acabamento elegante” de plástico. “Câmera dupla, o dobro da diversão” para um sensor de 50 MP que terá que trabalhar com um processador limitado. “Selfies favoritas” com uma câmera de 8 MP que faz abaixo do básico.

E a cereja do bolo: “Equipado com um PODEROSO octa-core”, que é um processador MediaTek Helio G85, que nem a dona Samsung tem coragem de falar o nome, por medo de espantar metade do mundo civilizado que rejeita a marca muito mais do que político em Brasília.

E isso, porque eu sinceramente não vejo nada de errado no Galaxy A05, considerando a sua faixa de preço e sua categoria de produto. Ele custa o que ele entrega, e pelo menos é muito melhor do que qualquer smartphone com o patético Android Go que o Google tentou empurrar para nós em um passado não muito distante.

Mas… essa propaganda na página oficial do produto me faz querer contestar a minha existência, tamanha é a distorção de narrativa sobre o produto anunciado.

 

Sai do armário, Samsung!

Amigos, o meu problema não está no fato do Galaxy A05 ser um smartphone de entrada, e eu reforço isso porque esse detalhe precisa ficar bem claro para aquelas pessoas que dormiram nas aulas de interpretação de texto.

O grande problema aqui é ver a dona Samsung não assumir isso.

A propaganda que ela faz em seu site oficial coloca o produto em um superlativo que não se justifica. Quem não conhece nada do mundo da tecnologia tem enormes chances de entender que ele faz o mesmo que o Galaxy S24 Ultra, mas custando menos que 10% do valor cobrado.

Bom… na verdade, os dois telefones fazem a mesma coisa nas principais funções e características… mas não exatamente com a mesma qualidade na experiência de uso. E isso é algo que é sumariamente ignorado no material promocional.

E nem seria de outra forma.

Aliás, o Galaxy A05 é tão smartphone de entrada, que eu até aceito que ele não vem com 5G. A escolha pelo 4G neste telefone tem um motivo muito claro: a redução ao máximo dos custos de fabricação, impactando no valor final do produto, que é bem competitivo.

Porém, a Samsung não vai assumir isso para o consumidor. E aí eu sou obrigado a perder o meu tempo explicando isso didaticamente para a dona Selma, que já é viúva e não entende nada de smartphones, mas precisa de um telefone novo porque o que ela usa nesse momento é um Motorola Moto E6 com Android Go que está morrendo.

 

A cereja do bolo em forma de bullying

Para concluir essa missiva eletrônica, vale a pena destacar que a Samsung está sendo mais zoeira do que eu jamais chegaria perto de ser em um artigo como esse.

Vamos concordar que o Galaxy A05 é o telefone clássico de baixo custo, voltado para aquelas pessoas que não contam com orçamento bom o suficiente para investir no Galaxy A54, que luta todos os dias para ganhar o seu dinheiro honesto e precisa de um telefone que faça o básico para se comunicar ou receber o PIX dos clientes.

Então… como é que a Samsung tem a coragem de colocar publicidade do Galaxy Buds2 Pro (que custa R$ 1.349) e do Galaxy Watch5 Pro Bluetooth (que custa R$ 3.599) na mesma página de venda do Galaxy A05?

Sério mesmo que o pessoal de publicidade da Samsung entendeu que “quem comprou o Galaxy A05 tem enorme potencial de comprar um relógio inteligente que custa quase cinco vezes mais caro que esse telefone”?

Tudo bem. Podem colocar a culpa no algoritmo que faz a publicidade de forma automática. Eu vou fingir que acredito nessa desculpa. E isso não muda o fato de que isso precisa ser corrigido, em nome da coerência.

De qualquer forma, a minha sugestão (porque eu não dou conselho para mais ninguém) para a Samsung é: melhore o marketing do Galaxy A05, e tente apresentar o produto mais próximo de sua realidade prática.

Seria péssimo se um produtor de conteúdo qualquer, que não foi convidado para o evento de lançamento do Galaxy S24 em São Paulo, com a alma cheia de revolta e inveja, começasse a fazer piada sobre a forma em como um telefone de entrada é divulgado no Brasil.

Steve Jobs teria orgulho de tudo isso. Ou raiva, pois diria: “a Samsung está copiando a Apple… de novo!”.


Compartilhe
@oEduardoMoreira