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Os esnobados e as surpresas entre os indicados ao Oscar 2024

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Se tem uma coisa que consegue unir as pessoas é o descontentamento com a lista de indicados ao Oscar. Ano após ano, os membros da Academia de Hollywood nos presenteiam com uma visão de mundo que é, no mínimo, alternativa.

Essa autêntica aberração em desfile desafia a lógica racional de qualquer pessoa que gosta e entende o cinema como uma expressão artística popular, que vai além da visão conceitual e estética.

Mas a lista de esnobados e surpresas do Oscar 2024 joga fora tudo o que eu disse no parágrafo anterior. E precisamos conversar sobre isso.

 

Os esquecidos no churrasco

Greta Gerwig e Margot Robbie

Vamos tirar logo do caminho esse enorme elefante da sala.

Isso aqui é uma palhaçada. É tão absurdo, que recebeu artigo próprio. É uma das maiores injustiças da história do Oscar.

Não ter a diretora do filme mais relevante de 2023 e a protagonista dessa história na lista dos indicados a Melhor Diretor e Melhor Atriz respectivamente gerou indignação e revolta no público, na imprensa e até nos indicados America Ferrera e Ryan Gosling.

O que aconteceu aqui foi orquestrado. Planejado. Uma punição para a dupla que permitiu que ‘Barbie’ acontecesse. Decisão vergonhosa dos membros da Academia.

 

Leonardo DiCaprio

Não foi a sua melhor atuação em ‘Assassinos da Lua das Flores’, mas era uma indicação dada como certa. No final das contas, Robert De Niro está indicado, e o menino Leo, não.

Seria a sétima indicação doa ator ao Oscar, que em algum momento se perdeu no projeto. E foi, de certa forma, eclipsado por Lily Gladstone, que foi merecidamente reconhecida com uma indicação.

 

‘Wish’

É a humilhação definitiva para aquele que nasceu para ser o filme que celebra nada menos que 100 anos da Disney.

E foi melhor assim. Wish é insípido, muito mais fraco que o já decepcionante ‘Elementos’, que foi indicado e, obviamente, vai perder para ‘O Menino e a Garça’, do monstro Hayao Miyazaki (que tem aqui uma de suas últimas chances de vencer um Oscar).

 

Charles Melton, Julianne Moore e Natalie Portman

Esse combo aqui representa a esnobada que a Academia de Hollywood deu em ‘Segredos de um Escândalo’, um dos melhores filmes da temporada.

Os três interpretaram papeis densos, complexos e cheias de nuances, em uma história ousada e baseada em fatos reais impactantes. E o que é pior é que Charles Melton realmente acreditou por meses que essa indicação era certa.

Amigo, eu nem sei o que te dizer. Só lamento por você.

 

Ava DuVernay

Ava DuVernay tirou ‘Origin’ da Netflix para que o filme fosse promovido pela Neon, que não chega perto de ter o dinheiro da plataforma líder no streaming para uma boa campanha promocional do Oscar.

Já a Neon apostou o pouco dinheiro que tinha para apostar na divulgação de ‘Anatomia de uma Queda’, e essa aposta se pagou, pois o filme ganhou notoriedade e reconhecimento nas indicações.

No final, ‘Origin’, não conquistou nem o público, nem os votantes do Oscar. E DuVernay perdeu a chance de ao menos tentar vencer o prêmio com um longa que tem tudo para ser esquecível.

 

Aki Kaurismaki

A categoria de Melhor Filme Internacional ganhou muito mais relevância depois da mudança de regras, e a competição pelo Oscar em 2024 está pesadíssima, com obras do porte de ‘A Sociedade da Neve’, ‘Zona de Interesse’ e ‘Perfect Days’.

Por isso, ‘Fallen Leaves’ de Aki Kaurismaki, que até foi bem na crítica, perdeu espaço para ‘Io Capitano’ e ‘Das Lehrerzimmer’, outros dois excelentes filmes.

Moral da história: não há muito espaço para o amor no cinema atual.

 

Pedro Almodóvar

Os votantes da Academia ignoraram o seu polêmico curta ‘Estranha Forma de Vida’, e há quem diga que foi por motivos semelhantes ao fato de ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ não ter vencido o Oscar de Melhor Filme.

Ainda existe uma certa resistência para os formatos curtos e filmes não produzidos nos Estados Unidos, mas Almodóvar tinha a esperança de quebrar isso.

Ao que tudo indica, só resta ao diretor espanhol sucumbir à visão criativa dos norte-americanos. Ou não.

 

Super Mario Bros. – O Filme

A desconexão da Academia de Hollywood com os megahits de bilheteria foi mais uma vez flagrante com a ausência de uma das maiores bilheterias do ano entre os indicados em Melhor Longa de Animação.

‘Super Mario Bros. – O Filme’ deu US$ 1 bilhão de bilheterias, mas não teve uma chance de ser indicado diante do cinema alternativo. E se era para ignorar ‘Wish’ (e como motivo), indicar ‘Elementos’ apenas pela obrigação de ter um filme da Disney na lista é algo patético.

Um dos poucos filmes bilionários de 2023 foi sumariamente ignorado. Depois reclamam quando afirmamos que o cinema está em crise…

 

Outros filmes ignorados

Podemos até discutir a qualidade desses filmes, mas a ausência de indicações basicamente apagou metade dos filmes mais comentados da temporada, tanto pelos fãs como pelos críticos.

Apenas para mencionar os exemplos mais relevantes (que não foram citados até agora no artigo):

  • ‘Priscilla’, cinebiografia de Priscilla Beaulieu (que se tornaria esposa de Elvis Presley no futuro) dirigido por Sofia Coppola;
  • ‘Saltburn’, megahit das redes sociais de Emerald Fennelli que conta a história de um estudante de Oxford que fica seduzido pelo mundo sofisticado da alta sociedade;
  • ‘Ferrari’, de Michael Mann, que não foi tão relevante nas premiações, mas que poderia receber indicações pontuais ao contar a história Enzo Ferrari e a construção do seu império automotivo;
  • ‘Todos Nós Desconhecemos’, filme de Andrew Haigh que conta a história do romance gay que promove uma revisão do passado de seus protagonistas;
  • ‘Air: A História Por Trás do Logo’, que teve 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, e conta a história da criação de um dos maiores sucessos da história da Nike: o tênis Air Jordan.

 

As surpresas (elas existem)

American Fiction (de um modo geral)

Por que esse filme recebeu tanta visibilidade “do nada”?

Ele não tem data de estreia no Brasil, passou a perna bonito em ‘Maestro’ na sua estratégia promocional, e recebeu nada menos que cinco indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Ator (Jeffrey Wright) e Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown).

E sobre os dois últimos, eu não quero levantar teorias da conspiração… mas há quem diga que ambos só foram indicados por causa da cota de diversidade (mas entendo que ambos são ótimos atores).

 

Danielle Brooks

O remake de ‘A Cor Púrpura’ tinha tudo para arrasar no Oscar 2024. Porém, só conseguiu uma única surpreendente indicação para Danielle Brooks.

Neste exato momento, a Warner Bros. Discovery está se perguntando o que faz com esse filme musical de 2h30 de duração que fracassou nas bilheterias. Joga logo no Max? Deixa sem estrear em vários mercados?

O filme virou um elefante branco na sala.

 

Roteiro Adaptado para ‘Zona de Interesse’

Tudo o que está relacionado com ‘Zona de Interesse’ foi um pouco surpreendente, mas essa indicação foi de cair o queixo.

Já que a Academia enfiou ‘Barbie’ na categoria de Roteiro Adaptado, três grandes filmes disputavam duas vagas na categoria (já que ‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas’ eram indicações certas): ‘Zona de Interesse’, ‘Assassinos da Lua das Flores’ e ‘American Fiction’.

No final, Scorsese pagou o pato. E ‘Zona de Interesse’ ficou com a vaga.

 

Mark Ruffalo

Em uma das categorias mais disputadas do Oscar 2024, Mark Ruffalo, de ‘Pobres Criaturas’, até que merecia a sua indicação. Mas Willem Dafoe também. E o segundo ficou de fora porque Ryan Gosling também foi indicado.

Abrir uma sexta vaga na categoria não seria um problema. Da mesma forma que a sexta vaga para Melhor Atriz para acomodar Margot Robbie também não seria uma má ideia. Mas a Academia não tem o mesmo bom senso que eu.

 

‘Nyad’ não ficou com “niada”

Peço desculpas pelo trocadilho infame, mas ficou melhor na minha cabeça do que escrito em um artigo.

Jodie Foster foi ignorada pela Academia de Hollywood por três longas décadas, mas voltou triunfante com sua indicação por ‘Nyad’, um filme que foi ignorado na Netflix em um primeiro momento.

E se alguém tem a “culpa” por Margot Robbie não receber uma indicação (e não foi culpa dela, que fique bem claro), esse alguém é Annette Bening, que recebeu a sua indicação em Melhor Atriz, de forma surpreendente.

O problema é que muitos afirmam que ‘Nyad’ é o filme mais “não-filme” entre os indicados ao Oscar, e qualquer pessoa pode ver sem problemas por streaming um dia. Ou não ver, pois não fará diferença alguma.


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@oEduardoMoreira