Hoje, até a sua geladeira pode se conectar à internet, e em uma velocidade impressionante com as conexões de banda larga. Agora, imagine que, em 1990, já era possível conectar os consoles de videogames em modems para jogar online.
Isso acontecia no Japão no começo da década de 90, e o Brasil chegou a flertar com isso no meio dessa década. O Sega Genesis (ou Mega Drive no Brasil) podia se conectar na internet com a ajuda de um modem que trabalhava com as linhas telefônicas da época.
Essa é uma autêntica revolução que muitos de nós chegaram a aproveitar de forma breve, e neste artigo eu vou contar como tudo aconteceu.
Um breve contexto do cenário da época
Para entender o que aconteceu aqui, é importante observar e compreender o contexto da época. Até mesmo para dimensionar a façanha da Sega com o lançamento desse produto.
De acordo com dados da Worldmapper, apenas cerca de 3 milhões de pessoas tinham acesso à internet no início dos anos 90. A maioria dos usuários estava nos Estados Unidos e na Europa, e o Japão estava consideravelmente atrás, fora das 10 principais posições em termos de conectividade.
No Brasil, a internet comercial só chegou de forma oficial em maio de 1995. Logo, tudo o que vou comentar a partir de agora se aplica inicialmente ao Japão. O Mega NET só chegou por aqui na segunda metade da década de 1990.
Conheça o Mega Modem
A Sega decidiu abraçar a internet com o seu console Mega Drive (conhecida como Sega Genesis em outros mercados). Este console de quarta geração de 16 bits havia sido lançada em 1988 e já era um grande sucesso comercial, mas os japoneses entenderam que ele poderia (ou melhor, deveria) dar um passo além.
Com um microprocessador Motorola 68000 de 7,6 MHz para executar jogos e um coprocessador de som Zilog Z80 para lidar com música e efeitos sonoros, o console contava com 64 KB de RAM, 64 KB de VRAM e 8 KB de RAM de áudio. Era um hardware potente o suficiente para rodar os títulos com boa qualidade, e mais do que suficiente para suportar um modem.
Dois anos após o lançamento da Mega Drive, em 3 de novembro de 1990, a Sega lançou no Japão o Mega Modem. Este acessório se conectava a uma porta DE-9 na parte traseira do console, possibilitando a conexão com a internet.
Naquela época, os serviços online eram muito rudimentares. E, mesmo assim, a Sega conseguiu distribuir jogos e outros serviços por meio de uma conexão Dial-up, além de permitir a jogabilidade online de alguns dos seus títulos. Tudo isso era feito através de uma conexão telefônica com velocidades em torno de 1,2 kbit/s. Como não havia dispositivos de armazenamento adicionais, todos os jogos baixados eram armazenados na memória da Mega Drive.
A Sega oferecia duas opções para acessar o Mega Modem. A primeira, por 12.800 ienes, incluía o acessório e um cartucho que habilitava a conectividade, oferecendo acesso a uma variedade de jogos como ‘Nikkan Sports Professional Baseball VAN’, ‘Cyberball’, ‘Advanced Grand Strategy’, ‘TEL/TEL Stadium’, “Forbidden City” e ‘TEL/TEL Majan’, sendo este último um jogo de mahjong que podia ser jogado individualmente ou online.
A segunda opção era adquirir apenas o Mega Modem por 9.800 ienes e comprar cartuchos compatíveis separadamente para aproveitar a conectividade do acessório. Um desses cartuchos de sucesso foi o Sansan, um jogo de estratégia de Go que permitia aos proprietários jogar online usando seu ID de Sansan.
E o Brasil recebeu o Mega NET
Por mais revolucionário e interessante que o Mega Modem fosse, ele não obteve o sucesso esperado, levando a Sega a descontinuar o produto no final de 1992.
Aqui no Brasil, a TecToy não perdeu muito tempo em lançar o Mega NET: tão logo a internet comercial foi liberada em nosso país, o produto desembarcou por aqui, acompanhado de um teclado para melhor interação com a interface, oferecendo uma experiência próxima a de um computador para o console de videogames conectado.
O Mega NET fez um relativo sucesso. Na época, a TecToy vendia o acessório como uma forma de acessar sites web, o internet banking e outros serviços conectados.
Não conheço muitas pessoas que investiram o seu dinheiro no produto e no teclado, mas sei que ele marcou época por aqui por causa do marketing feito em torno dele.
As versões subsequentes da Mega Drive foram lançadas no mercado sem a porta do modem, encerrando assim esse capítulo da história de conectividade no mundo dos videogames. Muito antes de Sony e Microsoft apostarem nos jogos online, a Sega dava o primeiro passo com um produto à frente do seu tempo.