Se você está pesquisando por “formas estúpidas de morrer e, ao mesmo tempo, ser expulso da Twitch por realizar essa tentativa de tirar vida ao vivo diante de uma audiência que não tem mais o que fazer”, você chegou ao artigo certo.
Eu tenho sérias dúvidas em afirmar que o Twitch é um lugar de gente normal, onde seus produtores de conteúdo só ficavam horas e horas jogando videogame para a galera. Sei que a plataforma agora flerta com conteúdos mais adultos, e não estou aqui para julgar isso.
Mas questiono sim o quociente de inteligência de pessoas que acham que é incrível ver alguém enfiando um garfo dentro de uma torradeira ligada.
Não faça isso em casa, sob nenhuma circunstância
O amplo leque de categorias de produtores de conteúdo na Twitch abriga desde mulheres que ficam se banhando em uma jacuzzi até idiotas que mostram formas estúpidas de provocar acidentes.
Como é o caso do streamer Imbloggles, que foi banido da Twitch em 18 de dezembro de 2023 por aparecer ao vivo em várias ocasiões enfiando um garfo em uma torradeira ligada. E eu não sei se existe algo mais imbecil que isso.
A Twitch enviou para ele um comunicado pouco depois de sua expulsão da plataforma, e mesmo não compartilhando os reais motivos para a decisão, o que está implícito deixa explícito (ou seria o contrário?):
“Revisamos seu conteúdo (vídeo) e nos preocupamos com você” (…) “Se você está sofrendo ou se sentindo inseguro, procure ajuda, converse com alguém de sua confiança, entre em contato com seu médico ou vá ao hospital”.
Ou seja, até a Twitch, que está bem longe de ser a plataforma mais moralista do mundo, achou que o Imbloggles estava querendo dar cabo da própria existência.
A plataforma confirmou em um segundo momento que removeu o conteúdo por uma violação de suas diretrizes da comunidade, considerando a prática de enfiar garfos em uma torradeira ligada como comportamento “suicida ou de autolesão”.
Para algumas pessoas com a cabeça no lugar, a explicação até que soa engraçada, mas não é. Para que os usuários não imitassem esse comportamento em casa, a plataforma decidiu excluir o vídeo e suspender o streamer por 30 dias.
Tudo fake
Há quem diga que o vídeo do Imbloggles é falso, e que tudo foi pré-gravado e editado para ser exibido na transmissão ao vivo. Justamente no momento em que o garfo faz contato com a torradeira, o streamer joga o conjunto de itens para trás, e a torradeira explode com o contato ao solo.
O problema é que essa não foi a única vez que o Imbloggles faz isso em suas lives. Ele já fez o mesmo “truque” com duas torradeiras ao mesmo tempo, mostrando que é possível ser duplamente imbecil em uma transmissão ao vivo.
O Imbloggles tentou se justificar nas redes sociais. No X, ele comentou o seguinte:
“Fui banido pelo clipe da torradeira. Por favor, [@Twitch e @TwitchSupport] foi um erro sincero, não sei o que fazer agora”.
Eu sei o que ele pode fazer agora: arrumar um emprego de uma pessoa normal. Ou produzir conteúdos que não colocam outras pessoas em risco.
Outros produtores de conteúdo sugeriram que ele migrasse para o Kick, plataforma conhecida por seus contratos milionários para grandes streamers e regras um pouco “menos restritivas”.
Já a internet se manifesta de diferentes formas. Tem aqueles que afirma que tudo o que ele mostrou era falso, e outros jogam madeira na fogueira da inquisição, comentando que Imbloggles mereceu a punição por mostrar esse comportamento em público para crianças que podem ser influenciadas e fazerem o mesmo em casa.
E é incrível como algumas pessoas insistem que qualquer coisa pode receber a culpa no lugar dos pais, que deveriam cuidar dos filhos em todos os aspectos, inclusive no monitoramento dos conteúdos que eles consomem na internet.
De qualquer forma, o mais importante de tudo isso é: se você sempre se perguntou por que seus pais viviam insistindo para que você jamais colocasse nenhum metal ou utensílio de cozinha na torradeira ligada, pelo menos agora você sabe o motivo.
E… pais de todo o Brasil… tentem deixar os seus filhos longe da torradeira durante o café da manhã (ou em qualquer período do dia). Ele pode virar um streamer da Twitch e acabar realizando coisas patéticas como essa.
E você não quer isso para o futuro dele. Vai por mim.