Vamos combinar que metade do mundo civilizado está se comendo de inveja dessa menina chamada Amouranth. Ela está quebrando a internet (quase que literalmente) com suas mecânicas para ganhar dinheiro nas redes sociais, e tem muita gente que não se conforma com isso.
Ela é uma das criadoras de conteúdo de maior destaque da internet no mundo, por causa de seu conteúdo no Only Fans, Twitch e Kick. No final de 2022, ela bateu um recorde de arrecadação um mês no OnlyFans e no Twitch, com ganhos comparados a jogadores de futebol nas plataformas digitais.
Agora, a própria Amouranth compartilhou com o mundo o quanto ela ganha com o seu conteúdo, que envolve banhos de jacuzzi e dormir diante das câmeras.
Uma Elon Musk do OnlyFans?
Exagero da minha parte no subtítulo acima, mas… quem duvida que eu não estou bem perto de uma afirmação verdadeira?
A última iniciativa da Amouranth foi o lançamento de sua própria IA, onde seus seguidores poderiam basicamente assediar uma versão digital dela mesma sem correr o risco de prisão. E ganhou muito dinheiro logo no primeiro dia de atividades dessa plataforma.
A ‘AI Amouranth’ responde por meio de notas de áudio no Telegram, que é por onde os usuários podem acessar esse chatbot. A IA foi adicionada ao repertório do Forever Voices, um bot do aplicativo de mensagens que acumula inteligências artificiais de todos os tipos de personagens.
Essa última iniciativa da Amouranth se soma ao seu conteúdo que, de forma bem direta, não tem absolutamente nada de inteligente ou edificante. Aliás, deixa bem claro que existe um perfil extremamente misógino e fetichista dos seus assinantes.
Mas… quem sou eu para julgar? Enquanto esses caras não estiverem cometendo crimes contra outras mulheres, está tudo certo. E a Amouranth está ganhando o seu dinheiro de forma lícita e honesta.
Mas… de quanto dinheiro estamos falando mesmo?
Os números falam por si
Na captura de tela compartilhada, Amouranth mostra o dinheiro que ganha desde 2020 em apenas uma das plataformas, o OnlyFans.
A streamer faturou nesta plataforma pouco mais de 57 milhões de dólares brutos, ou 45,6 milhões de dólares líquidos, já que o OnlyFans fica com parte da grana arrecadada.
Desse dinheiro, podemos ver que 16 milhões líquidos são de assinaturas, e outros 8 milhões vieram de gorjetas. Ele ganhou US$ 21 milhões apenas e tão somente por responder e conversar com seus seguidores por meio de mensagens.
Só nos primeiros três dias de 2024, Amouranth faturou aproximadamente 127 mil euros. É muito mais dinheiro que a maioria das pessoas leva um ano para conquistar (e isso, quando os salários superam a casa dos 10 mil euros, e a maioria das pessoas não recebe um salário como esse).
O fato de uma mulher ganhar tanto dinheiro com esse tipo de conteúdo ou com uma IA que simula que alguém fala com homens como se fosse um humano é, por si, motivos mais que suficientes para gerar a revolta de muitas pessoas.
E aqui, entendo que é até válida a discussão sobre o que as pessoas estão valorizando como “conteúdo relevante” na internet. Mas não posso ignorar que tem uma boa dose de inveja em várias das críticas que a Amouranth recebe.
Mas tem aqueles que levam esse fenômeno mais a sério, acusando Amouranth e, principalmente, a sua IA de fomentar aquela que é chamada de ‘epidemia da solidão’.
Eu já falei sobre isso em um artigo recente. O motivo para essa teoria é de que muitos homens não vão mais interagir com as mulheres, porque com esse conteúdo e essa IA eles as ajudam a se sentirem acompanhadas.
Vou repetir o que disse no outro texto: tem muito nerdola que se acha “macho alfa” que não possui habilidades sociais para demonstrar empatia e respeito pelas mulheres. E essas pessoas naturalmente vão apelar para uma IA para poderem assediar o sexo oposto “em paz” e sem o risco de serem processados ou presos.
Já para a Amouranth, é exatamente o contrário: sua IA é um remédio “terapêutico” para impedir que as pessoas se sintam sozinhas. O que também e um exagero, pois interagir com um ser humano é necessário para o desenvolvimento de ferramentas sociais importantes, como empatia, espaço para o contraditório e melhor capacidade de interlocução.
Por fim, é importante lembrar ao leitor que pode estar meio perdido diante de tanta informação que nem tudo são flores na vida de Amouranth.
Em 2022, ela denunciou o marido como um abusador, afirmando que ele a obrigou a transmitir seus vídeos de biquíni na jacuzzi sob ameaças de que, se ela não o fizesse, mataria seus animais de estimação.
Antes eu até poderia zoar esse tipo de ameaça. Mas convivendo de forma mais próxima com pessoas que realmente se importam com os seus pets, eu não só defendo a Amouranth como até entendo por que ela decidiu criar uma IA para não ter que lidar com macho escroto.
Hoje, Amouranth tem um conteúdo mais diversificado no OnlyFans e, de alguma forma, tenta se reinventar nas plataformas. E entendo que ela está ganhando o seu dinheiro de forma minimamente honesta.
E a sociedade que se questione por que tem tanto homem conversando com uma IA. Eu ainda acho que é falta de capacidade e até coragem de interagir com uma mulher de verdade.
O medo de ouvir um NÃO intimida quem tem a masculinidade mais frágil que um vaso de cristal.