Compartilhe

Pengate

Caros fanboys da Samsung. Me odiarem por causa de um post onde eu só disse verdades não vão tornar a vida de vocês algo melhor. Culpem a empresa que vocês tanto amam por fazerem c*g*d* no design de um produto, e sigam suas vidas normalmente.

O assunto do Pengate está rendendo no mundo todo, e como não podia deixar de ser, é um dos posts mais visitados de hoje (26) do TargetHD. Também, não é para menos: a Samsung lança o Galaxy Note 5 que não só não permite que a S-Pen seja inserida no seu corpo de outra forma que não seja aquela indicada pelo manual, como também ‘dá de ombros’ se o usuário fizer isso, já que eles deixaram avisado no manual que não era para fazer.

Ok. Eles estão certos. Mas vamos valar a verdade. De novo. Porque fanboy da Samsung não entende as coisas.

Vamos ser bem sinceros: quem aqui lê manual de instruções? De verdade?

Eu leio porque fiz disso um hábito. Não só porque recebo diversos produtos de assessorias de imprensa, mas também porque eu já fazia isso antes mesmo de começar a escrever sobre tecnologia. Na minha casa, eu era o único que lia os manuais, e não porque meus pais ou minhas irmãs não eram alfabetizados. Mas é porque talvez eu era O ÚNICO que tinha saco e paciência para ler tudo aquilo. Sem falar que os mais velhos, em via de regra, não entendem manuais de instruções, mesmo quando eles ilustram o que deve ou não ser feito.

Logo, quando uma pessoa compra um produto de tecnologia, as chances dela simplesmente não ler o manual de instruções e já sair usando são enormes. Seja por já contar com a experiência prévia com produto similares, seja por conhecer bastante de tecnologia, ou porque acha que já conhece muito do assunto (os ‘metidos a sabe tudo’), e não precisam perder tempo na vida lendo os manuais.

Agora… vamos ver os detalhes do tal manual do Galaxy Note 5.

Abaixo, temos uma descrição sobre o que o manual do Galaxy Note 4 fala sobre a S-Pen:

s-pen-samsung-galaxy-note-5

Reparem que eles não falam ABSOLUTAMENTE NADA sobre um lado certo ou errado para ela ser inserida, porque o seu formato é intuitivo o suficiente para mostrar que ela só pode ser inserida até um certo ponto. Depois disso, ela não vai. Mas isso – repito – só acontece por causa DO FORMATO DA S-PEN para o Galaxy Note 4.

Ou seja, o problema já existia antes, mas ele se ‘auto solucionava’ porque a S-Pen já tinha um formato que intuía para o lado certo.

Agora, vamos ver o que diz o manual sobre a S-Pen do Galaxy Note 5:

650_1200

A Samsung alerta sim que, se colocar do lado contrário, a S-Pen pode ficar presa no corpo do smartphone, danificando o dispositivo. Mas… C*R*LH*, Samsung, precisava fazer uma peça com um design que DÁ A POSSIBILIDADE DE ENCAIXAR A CANETA DO LADO ERRADO?

É aí que está o erro da Samsung, fanboys! O tempo todo eu afirmo que é um ERRO DE DESIGN, e simplesmente deixar avisado no manual de instruções do produto que ‘você pode danificar o seu dispositivo se inserir do lado errado’ NÃO É O SUFICIENTE NESSE CASO! O designer precisa garantir que a peça seja visualmente apta a NÃO ENTRAR NAQUELE BURACO, e que o usuário só vai perder a garantia da mesma se ele fizer isso DE PROPÓSITO e não POR UM ACIDENTE!

Até porque acidentes acontecem. Afinal de contas, somos todos seres humanos. Ninguém é perfeito. Nem mesmo os designers da Samsung. Que dirá os fanboys, não é?

Crianças do meu Brasil varonil, entendam de uma vez por todas: de nada adianta a Samsung avisar que vai dar m*rda se colocar a S-Pen do modo errado se a própria S-Pen tem um design que oferece tal possibilidade. Sendo bem cretino na minha análise, é como se a Samsung estivesse torcendo para todo mundo colocar a tal caneta errada no corpo do smartphone, apenas para que os otários gastem a mais para resolver o problema.

Entenderam agora?

Não é difícil de acompanhar, certo?

O pior é gente no blog falando que ‘só um imbecil faria isso’. Não, amigo. Nesse caso, qualquer um mais desatento pode cometer esse erro. Até mesmo usuários mais experientes, pois não vão ficar olhando o tempo todo para o lado da S-Pen na hora de enfiar ela no buraco! O acessório poderia ser mais intuitivo nesse aspecto, com um formato que orientasse o usuário para o lado certo na hora de ser acondicionado no produto. Simples assim.

Errou feio, Samsung. Errou rude nessa!


Compartilhe