02_Xperia_M4_Aqua_Water

A Sony tomou o gosto em ver os seus smartphones mergulhando na água, como se fossem um Cesar Cielo. E eu adoro ver eles repetindo essa estratégia. Dito isso, os japoneses apresentaram na Mobile World Congress 2015 o Sony Xperia M4 Aqua, modelo de linha média que herda características dos dispositivos top de linha da empresa. Principalmente a sua resistência.

A Sony prometeu fazer uma reformulação profunda na estratégia e nos lançamentos da sua divisão móvel, e diferente da Samsung – que prometeu reduzir o volume de lançamentos de smartphones, mas já está na média de um smartphone por semana -, os primeiros reflexos dessa reformulação já podem ser vistos nessa MWC 2015. E o mais expressivo deles não é nem o Xperia M4 Aqua, mas sim a ausência de um dispositivo top de linha no evento de Barcelona.

Além disso, o Xperia M4 Aqua ‘herda’ algumas das características dos melhores modelos já lançados pela Sony, como a já citada resistência a água e poeira, uma carcaça com materiais nobres, um design que se aproxima dos modelos mais caros, uma câmera competente, um processador decente… enfim, um conjunto técnico que mostra do que a Sony é capaz de fazer. E eles sabem fazer (já mostraram isso várias vezes).

06_Xperia_M4_Aqua_White_Group

Outra boa sacada da Sony é já colocar de série o sistema operacional Android 5.0 Lollipop (mesmo contando com a interface da Sony), seguindo a tendência de mercado (e o pedido da Google), mas que estamos acostumados a ver mais nos modelos top de linha. Alguns fabricantes ainda insistem em oferecer novos smartphones com a versão anterior do Android, talvez por ainda não amadurecerem o software para o produto oferecido. Particularmente, acho essa estratégia uma desnecessária perda de tempo.

Talvez o que mais pega no Sony Xperia M4 Aqua é o mesmo problema que a Sony persiste em ter nos seus dispositivos: o preço.

O valor de 299 euros cobrado pelo Xperia M4 Aqua não é um grande absurdo, se olharmos para o fato que ‘estamos falando da Sony, e esse é um dispositivo de linha média da empresa’. Por outro lado, é um preço muito acima dos seus principais concorrentes, que oferecem dispositivos tão interessantes quanto esse, mas com preços consideravelmente menores.

03_Xperia_M4_Aq_White_Lying

Será que vale a pena pagar um pouco mais pelos recursos adicionais e principalmente pelo diferencial de poder cair com o seu smartphone na piscina? Eu não sei. Para muita gente, não. São praticamente 100 euros a mais por isso. E levando em conta que a relação custo/benefício é um dos itens que os compradores mais priorizam na hora de escolher os seus produtos, é fácil prever que o Xperia M4 Aqua não terá uma vida muito fácil.

De qualquer forma, não podemos dizer que a Sony não está tentando. O produto em si é muito interessante (espero que os fanboys da Sony não me entendam mal, pois eu gostei do smartphone), com um acabamento premium em uma proposta de linha média. Quem sabe a Sony pode até convencer os seus próprios compradores ou entusiastas sobre essa proposta. Afinal, você está levando a mesma experiência e qualidade mas sem pagar os mais de US$ 600 pedidos pelo Xperia Z3.

Só o tempo vai dizer se a Sony acertou ou não nessa aposta. Como produto, eu gostei. Mas com esse preço… passo!