Compartilhe

A Spleeter é uma ferramenta que usa a Inteligência Artificial para separar música da letra, a partir de uma canção já mixada. É uma criação do Deezer, e seu poderoso algoritmo vem em forma de biblioteca do Python baseada no Tensorflow, com modelos pré-definidos para separar canções em até cinco faixas.

 

 

Por que o Spleeter pode ser algo revolucionário?

Separar fones de áudio é algo complexo e muito estudado por especialistas. As gravações musicais são mixadas, ou seja, combinam faixas individuais em uma só (voz, bateria, guitarra, etc). O desafio aqui é separar novamente as faixas, com o objetivo de identificar instrumentos ou voz, e até mesmo para eventuais transcrições.

O Spleeter é uma ferramenta de código aberto que usa Inteligência Artificial e Machine Learning para cumprir a missão com rapidez e facilidade. O objetivo desse app é ajudar aos investigadores científicos na área de recuperação de informação musical (Music Informationl Retrieval, ou MIR), oferecendo um algoritmo de separação de fontes de última geração.

A grande vantagem aqui é que você não precisa ser um cientista para aproveitar do poder do algoritmo. O Spleeter é tão fácil, que qualquer pessoa pode utilizar, desde usuários domésticos que querem criar os seus karaokês caseiros até os DJs amadores. Com ele, os mashups ficam muito mais fáceis.

A ferramenta pode não ser perfeita, mas entrega resultados bem interessantes. Porém, para um uso mais adequado, é preciso ter o mínimo de familiaridade com certos conceitos de programação, ou ser capaz de usar o Python, que não é tão difícil de aprender.

 

 

Spleeter: vale a pena?

Para os usuários mais curiosos, o Spleeter é um prato cheio. Não apenas para trabalhar com a Inteligência Artificial para realizar a engenharia reversa com as músicas que você mais gosta, como para criar opções para novas criações musicais, a partir de uma música original.

Aplicativo mais do que recomendado. Ainda mais por ser de código aberto.

 

 

Via Deezer


Compartilhe