Antes que você responda NÃO muito rapidamente, é importante lembrar que um Twitter pago pode ser um serviço variante com mensalidade ou um modelo exclusivo de rede social paga, caso Elon Musk esteja muito desesperado.
Por enquanto, o Twitter não será um serviço exclusivamente pago, e é de se duvidar muito que Musk mude do formato de momento. Logo, a tendência é que a rede social do passarinho azul continue a copiar os modelos de negócios do Facebook, Instagram e TikTok.
Até porque a gratuidade faz parte da natureza das redes sociais.
Mas… e se Elon Musk mudar de ideia, deixando o Twitter pago.
Vamos trabalhar no campo do “…e se”?
O “paladino da liberdade” “JAMAIS” faria isso
Elon Musk é um cara controverso e contraditório.
Da mesma forma que se autoproclama “o paladino da liberdade”, Musk ameaça expulsar jornalistas da plataforma, mostrando que, na prática, ele se importa bem pouco com a liberdade de expressão.
Ou melhor… se vale da hipocrisia mesmo: todo mundo é livre para se expressar, desde que sejam opiniões com as quais ele (Elon Musk) concorde.
Mas deixando este aspecto de lado, fato é que Musk deixou claro desde o primeiro momento em que assumiu a rede social que o seu principal interesse no Twitter era econômico e, em segundo plano, pensando na sua imagem pessoal.
No caso do segundo objetivo, não podemos dizer que ele não está se esforçando para alcançá-lo: muitos usuários estão reclamando sobre o volume de mensagens do magnata sul-africano no feed do Twitter.
Já a motivação econômica está diretamente relacionada com os US$ 44 bilhões que Musk pagou pelo Twitter. Para isso, ele precisa fazer com que pelo menos 50% das receitas da rede social venham do Twitter Blue, e isso se traduz em 24 milhões de assinantes dessa modalidade.
Nesse sentido, Musk já decidiu que vai dar mais voz e vez para os assinantes do Twitter Blue, deixando no ostracismo todos aqueles que não estão dispostos a pagar para receber uma visibilidade no seu parquinho.
Aliás, os críticos do Twitter estão com uma certa dose de razão, pois tal estratégia está afastando da rede social os usuários que até então eram os mais relevantes da plataforma. Influenciadores com enorme popularidade construída na base do talento e da empatia não vão querer pagar o preço para que suas mensagens alcancem um público ainda maior.
As estratégias de momento vão funcionar?
Os usuários do Twitter Blue vão receber regalias exclusivas como a indicação de conta verificada, a possibilidade de editar mensagens já publicadas, votar em enquetes sobre o futuro da rede social, aparecer na aba Para Você de outros usuários, exibição de respostas como prioritárias e outros benefícios.
Musk aposta em uma enorme quantidade de vantagens para que os usuários se convençam a pagar pelo Twitter Blue, o que pode deixar a plataforma mais atraente, principalmente para os usuários comerciais ou profissionais.
Por outro lado, é indiscutível que Musk está criando um perigoso sistema de segregação de usuários no Twitter, o que pode fazer com que a rede social seja menos atraente para o grande público. E as consequências disso podem ser desastrosas, tanto para a plataforma como para a conta bancária do Sr. Elon.
O tempo (sempre ele) vai dizer o que vai acontecer. Porém, me custa mesmo a acreditar que o insensato do Elon Musk será o dono da razão quando tudo isso terminar.