É difícil acreditar que já se passaram 35 anos desde que a icônica saga de videogame de luta ‘Street Fighter’ chegou ao mundo.
A franquia criada por Takashi Nishimaya e Hiroshi Matsumoto marcou época, definindo um ‘antes’ e um ‘depois’ no formato dos jogos de luta.
Para os fãs da série, esse aniversário pode ser um lembrete doloroso de que o tempo voa e que a nostalgia pode ser um pouco cruel.
Porém, não é o momento para se lamentar pelo tempo que passou. É hora de comemorar (um pouco, sem muita empolgação), já que está confirmada uma nova adaptação de ‘Street Fighter’ para os cinemas e TV, dessa vez pelas mãos da Legendary Entertainment.
Por que você deve ficar empolgado por isso?
Para quem não está associando nome e pessoa (ou, neste caso, produtora), eu vou deixar tudo um pouco mais claro.
A Legendary Entertainment é o estúdio conhecido por produzir grandes sucessos de bilheteria, como a trilogia ‘The Dark Knight’ de Christopher Nolan e a nova adaptação de ‘Dune’ dirigida por Denis Villeneuve.
O estúdio também tem uma história de sucesso com adaptações de videogames, tendo produzido o universo cinematográfico ‘MonsterVerse’ e a franquia ‘Pacific Rim’.
Portanto, eles parecem ser uma escolha perfeita para trazer a saga ‘Street Fighter’ de volta à vida no cinema e na televisão. Ou pelo menos dá para ter um pouco mais de esperança de que dessa vez pode sair um filme decente baseado nos personagens e na narrativa desse jogo.
A franquia Street Fighter é uma das mais populares da história dos videogames, e tem sido adaptada em vários formatos ao longo dos anos, incluindo filmes de animação e live-action, além da icônica série de TV que o Brasil teve a oportunidade de assistir durante a década de 1990.
Porém, as adaptações em live-action para os cinemas não deixam boas recordações para os fãs. Embora ‘Street Fighter II: The Movie’ tenha sido bem recebido, os filmes de live action ‘Street Fighter: The Legend’ em 2009 e o lendário ‘Street Fighter: The Last Battle’ de 1994 (que todo mundo gosta, mas sente vergonha alheia pela forma em como o filme envelheceu mal) foram considerados fracassos de bilheteria.
Street Fighter 6 está chegando
A notícia chega em um momento oportuno para a franquia, já que Street Fighter 6 chega aos consoles em 2 de junho. Além disso, já se passaram sete anos desde que recebemos a última adaptação da saga para uma narrativa passiva, através da websérie Machinima ‘Street Fighter: ressurreição’.
Com a Legendary Entertainment detendo os direitos da franquia ‘Street Fighter’, resta esperar para ver o que o futuro reserva. Com uma equipe talentosa por trás da adaptação, é possível que finalmente vejamos uma versão cinematográfica e televisiva da série que faça jus ao seu legado.
Como fãs, podemos apenas esperar que a nova adaptação traga a emoção e a ação que tornaram ‘Street Fighter’ tão popular ao longo de três décadas e meia. Até lá, podemos celebrar o 35º aniversário da saga da melhor forma possível: jogando os games que marcaram três gerações de jogadores.