Eu aposto que você não estava preparado para isso. Ou até estava, pois acompanha o mundo da tecnologia da mesma forma que eu, e sabia que esse dia chegaria em algum momento no futuro.
Por isso, vale a pena fazer o registro do primeiro filme cujo roteiro foi escrito integralmente por uma inteligência artificial. Mesmo porque se você precisa criar algo falso como uma pintura, foto ou atriz que está fazendo sexo em um filme p0rn, é melhor que seja na grande tela, com uma história com começo, meio e fim.
Chegou ao mundo o primeiro trailer de ‘The Diary of Sisyphus’, que usou dados base para criar uma história que, por incrível que pareça, foge do cenário da ficção-científica, e apresenta um apelo mais emocional e humano.
Conheça a história de ‘The Diary of Sisyphus’
O filme ‘The Diary of Sisyphus’ tem direção de Mateusz Miroslaw Lis, e conta a história de Adamo, um jovem universitário que está passando por uma crise existencial, assim como tantos e tantos jovens ao redor do planeta. Então, ele decide iniciar uma viagem para tentar descobrir qual é o sentido da vida.
Sua trama até parece um roteiro de um filme independente que você poderia assistir no Departamento de Artes de uma faculdade qualquer, já que aquele seu amigo meio doido de tanta maconha que fumou certamente seria capaz de escrever essa história. Mas… não: esse roteiro foi escrito por uma Inteligência Artificial, e isso pode fazer toda a diferença para quem vai apreciar essa obra na grande tela.
Afinal de contas, é curioso ver como um software de computador pode chegar neste resultado tão introspectivo para apresentar uma história original que tem como principal objetivo despertar uma reflexão e até emocionar algumas pessoas mais sensíveis com esses temas.
Será que Hollywood vai dar uma chance para ‘The Diary of Sisyphus’ na temporada de premiações?
Quem escreveu o roteiro desse filme?
Na verdade, a pergunta correta nesse tópico deveria ser “o que escreveu o roteiro desse filme?”.
A tecnologia utilizada para o desenvolvimento do roteiro de ‘The Diary of Sisyphus’ foi a GPT-NEO, e tudo o que foi necessário para a criação do projeto foi as indicações da sinopse do filme, a linha argumental e as cenas que o diretor gostaria de incluir na história.
Com essas informações, a GPT-NEO escreveu todo o roteiro do filme, com exceção do monólogo introdutório, que serviu de base para que a Inteligência Artificial desenvolvesse a história que gostaria de contar.
Se eventualmente ‘The Diary of Sisyphus’ for indicado e vencer o Oscar de Melhor Roteiro Original, quem deve levar a estatueta para casa é justamente a Inteligência Artificial que escreveu tudo o que você vai ver no filme, que só deve estrear nos cinemas em 2023 (não há datas confirmadas). Seria a primeira vez que uma máquina ou tecnologia venceria um prêmio como esse, algo que acho impossível de acontecer.
Na verdade, eu duvido mesmo que a Academia de Hollywood vai indicar uma Inteligência Artificial para o principal prêmio do cinema global. Mas… vai que acontece, não é mesmo? Pelo menos você ficou sabendo disso primeiro neste humilde blog.
‘The Diary of Sisyphus’ tem no seu elenco Niccolò Babbo, Stefano Pellizzari, Chiara Signorini Gremigni, Lorenzo Maria Angelin, Diletta Feruglio e Massimo Somaglino. E mal posso esperar para ver esse filme para dar minhas impressões e opiniões sobre essa história.