Não se emocione com o Windows Vista 2022 Edition. Ele é apenas para ver, e não para tocar. Muito menos para usar.
Estamos diante de um daqueles conceitos de sistemas operacionais idealizados por aqueles designers que gostam de imaginar tudo aquilo que o sistema operacional da Microsoft poderia ser mas não é, pois a Microsoft não quer ou não entende que poderia ser assim.
Tudo bem que a Microsoft tem pilhas e pilhas de dinheiro em Redmond, e poderia muito bem pagar os processos pelas cópias não autorizadas de ideias geniais como essa. Mas como Satya Nadella parece ter escrúpulos, só vamos ficar imaginando como essa versão poderia rodar em nossos computadores.
Como é o Windows Vista 2022 Edition?
O Windows Vista 2022 Edition é um conceito de sistema operacional que combina a estética de uma das piores versões do Windows criada pela Microsoft pela interface Aero com as atuais propostas adotadas para o Windows 11, a Fluent e a Mica.
Esse conceito foi criado pelo designer Abdi4789 via DeviantArt, e é uma proposta tão ambiciosa como atraente, entregando assim as transparências do passado (incluindo uma visão prévia daquelas janelas que já estão abertas), a Windows Sidebar com os seu gadgets e a capacidade de desenhar janelas através de gráficos vetoriais.
Tem gente que defende o Windows Vista. Já eu tenho alguns traumas. Esse sistema operacional não funcionava bem inclusive em equipamentos com hardware mais potente, com vários engasgos e travamentos.
Além disso, ele tinha sérios problemas de compatibilidade de software, os irritantes alertas de segurança, aplicativos OEM que não eram validados e um desempenho arrastado em qualquer tipo de computador, independente de suas especificações técnicas.
Mas não posso negar que ele era visualmente atraente, e ficou marcado para muitos de nós que utilizamos esse sistema operacional.
Sobre o Aero Glass do Vista, o designer decidiu adicionar conceitos que estão presentes hoje no Windows 11, como por exemplo a barra de tarefas no centro, o menu Iniciar turbinado. Por outro lado, ele traz de volta os widgets do escritório ou aplicativos revisados como o explorador de arquivos trabalhando com múltiplas abas.
O mais interessante é que todas essas combinações de arquivos estão bem integradas, com uma interessante atenção para os detalhes e a consistência que se pede de uma proposta estética como essa, com todo um ambiente de área de trabalho que é mais moderna e visualmente atraente, tal e como muitos usuários do Windows estão reclamando que a Microsoft precisa adotar a algum tempo.
Eu usaria o Windows Vista 2022 Edition?
Eu não vejo motivos para não usar essa proposta de sistema operacional, desde que ela não transforme o meu computador em uma carroça completa.
Com o passar do tempo, eu me acostumei com o design insosso do Windows 10 e Windows 11, já que o mundo adotou os gráficos planos como o padrão estético para tudo (até porque eles ficam melhores nas telas de alta definição).
Mas não sou um cara conservador. Quem sabe um pouco saudosista. Porém, gosto do novo, e gosto que as coisas mudem. E eu ficaria muito satisfeito se a Microsoft fosse um pouco mais ousada na vida e apostasse no Windows Vista 2022 Edition como proposta para o seu sistema operacional.
Como sei que isso nunca será uma realidade prática, só fico no sonho.