Compartilhe

A Raspberry Pi é uma daquelas engenharias tecnológicas amadas por muita gente ao redor do mundo, por causa de sua versatilidade e excelente relação custo-benefício. Falo de uma pequena placa que monta quase todos os componentes necessários para montar um mini PC bem funcional.

Essas placas se tornaram muito populares nos últimos anos, e podem ser utilizadas para as mais diferentes finalidades. Tudo depende do talento e da criatividade dos próprios usuários, que podem montar de forma relativamente simples os mini PCs que podem ser utilizados para gerenciamento de outros dispositivos, estações de trabalho em escritórios, media players e até videogames retrô compactos.

 

 

 

E por falar em criatividade…

 

O desenvolvedor Rahmanshaber surpreendeu o mundo com o resultado de um trabalho muito bem feito ao criar o MutantC v2, que nada mais é do que o uso de uma placa Raspberry Pi integrada em um chassi muito compacto com tela touch e teclado deslizável, o que transforma o produto em um computador portátil verdadeiramente único.

Como você poderá ver no vídeo disponível no final de post, o computador compacto funciona muito bem, contando com botões na parte traseira que facilitam a utilização da interface de tela touch, para entregar uma interação mais rápida com o sistema como um todo.

O dispositivo é alimentado por uma pequena bateria, o que indica que a modificação do produto é totalmente viável, permitindo que o mesmo funcione sem maiores problemas como um autêntico notebook. Até porque seria de se estranhar se ele fosse diferente disso, e sequer justificaria a sua presença nesse blog.

 

 

 

Uma Raspberry Pi com teclado QWERTY e tela touch

 

O projeto do MutantC v2 não está totalmente finalizado, e próprio teclado mostra isso claramente. Mesmo assim, chama a atenção que o sistema está preparado para interagir sem problemas com um teclado QWERTY físico. A versão utilizada por Rahmanshaber para criar esse mod é da Raspberry Pi 3 Modelo B, e a tela touch tem um tamanho de 3.5 polegadas.

É possível adaptar o design do projeto para uma tela maior ou utilizar a placa Raspberry Pi 4 ou Raspberry Pi Zero W sem problemas. A primeira pode oferecer mais potência para todo o conjunto, e a segunda pode entregar uma maior autonomia de bateria, através do sistema de otimização.

Para melhorar a sua utilidade e viabilidade como dispositivo portátil, o MutantC v2 oferece uma autonomia média de bateria de aproximadamente duas horas, e seu chassi conta com todo o espaço necessário para entregar os conectores mais comuns, como HDMI, USB Type-C, Ethernet e até quatro portas USB Type-A (que vergonha, Apple… até um mod tem mais portas que o seu MacBook…. vergonha….). Seu teclado possui suporte para até 52 teclas diferentes, além de suportar placas de expansão de armazenamento e GPS.

Vale lembrar que o MutantC v2 é um projeto de código aberto, de modo que qualquer pessoa pode fazer o download desse projeto via GitLab para uma posterior impressão nas impressoras 3D, sem qualquer tipo de custo adicional, com exceção óbvia para os materiais necessários para a montagem do dispositivo.

Em tempos de quarentena e isolamento social, esse pode ser um dos projetos mais interessantes para fazer. É uma ótima forma para passar o tempo.

 

 

 

Via GitLab


Compartilhe