A Microsoft é muito engraçada (de vez em quando).
Ela gasta pilhas de dinheiro para manter a marca Xbox viva, comprando desenvolvedoras inteiras para herdar franquias de jogos que valem bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, tenta mostrar que é descolada… gastando mais dinheiro.
E de que forma a Microsoft gasta sua fortuna (quase) infinita para promover o Xbox de forma diferentona? Lançando produtos com a marca do console de videogames em outros segmentos foram do universo de games.
Isso até que é legal, mas faz o nosso Series S ficar mais caro. E neste artigo, mostro três produtos Xbox que não são consoles que rodam Forza Horizon 5.
Xbox Walkman
Esse aqui acertou em cheio o coração dos nostálgicos, e convence bem os gamers mais novos. É uma ideia de design simplesmente genial, pois caiu como uma luva.
A Microsoft, que não tinha mais o que fazer com o seu dinheiro infinito, decidiu lançar um Xbox Walkman com a estética do Xbox Series S. E nem precisou se esforçar muito para aproximar os dois produtos no design.
Bastou colocar um detalhe redondo em preto na parte da tampa de um Sony Walkman com carcaça convenientemente branca e pronto: temos a reprodução do console grande em forma de reprodutor de músicas portátil.
Sim, jovens. O que você está vendo pode ser considerado o avô do iPod, ou o pai do Discman. E todo mundo queria um desses nas décadas de 1970 e 1980.
O Xbox Walkman não chegou a ser vendido, mas foi sorteado no Reino Unido como uma ação promocional da Microsoft de lá. Logo, encontrar um produto como esse para comprar no mercado seria um autêntico milagre.
Ou uma obra da pirataria de produtos, pois muito provavelmente essa unidade que você encontrou no AliExpress é falsificada ou clonada da China.
Por outro lado, vários fabricantes chineses “se inspiraram muito” no Xbox Walkman para lançar versões alternativas de reprodutores digitais de música em formato de Xbox Series S, o que está valendo de alguma forma.
Frigobar Xbox Series X
Esse aqui é um produto que qualquer gamer ou mortal pode comprar, desde que more nos Estados Unidos ou que seja rico o suficiente para pagar as taxas de importação.
O frigobar (ou mini geladeira, como queiram) do Xbox Series X foi uma das formas que a Microsoft usou para abraçar a piada criada pelos fãs da marca na internet.
Quando o Xbox Series X foi oficialmente apresentado, seu design foi elogiado por ser objetivo, minimalista e elegante. Mas… sabe como é… sempre tem aquela turma da zoeira…
Alguns gamers desocupados e pessoas maldosas com inveja no coração não perderam tempo em afirmar aos quatro ventos do mundo online que o novo console da Microsoft mais parecia uma geladeira.
E o que fez Phil Spencer diante desse falatório? Processou todo mundo?
É claro que não! Ele abraçou a piada!
Meses depois, na E3 2021 #RIP #saudades, a Microsoft apresentou oficialmente o Frigobar Xbox Series X, que poderia ser adquirido por qualquer pessoa.
Antes, a gigante de Redmond presenteou algumas celebridades com essa geladeira em forma de videogame. Então, como a ideia funcionou, a empresa lançou o produto para o grande público.
Se ele é um sucesso de vendas? Não sei, pois não tenho os dados da empresa comigo. Mas foi bonito ver a Microsoft abraçando a zoeira, não tenha dúvidas disso.
Torradeira Xbox Series S
O último lançamento envolvendo um console da Microsoft (e aquele que me inspirou a produzir este artigo) é a torradeira em formato de Xbox Series S.
Outra proposta que caiu como uma luva, considerando o design do produto original. E a melhor parte desse aqui é que ele vai além de ser uma peça temática ou decorativa.
A torradeira não apenas é funcional, como também pode deixar o logo do Xbox na torrada do gamer que vai se alimentar todas as manhãs. Ou seja, você pensa no videogame desde o café da manhã até a madrugada.
Outro ponto positivo da torradeira (além do fato de você poder levar ela para a casa da sua mãe durante as férias) é o seu preço consideravelmente acessível para um produto com a marca Microsoft.
Para ter torradas com o logo do Xbox, você paga apenas US$ 39,99 em uma unidade do produto, que está disponível para compra no Walmart dos Estados Unidos.
A má notícia aqui é que você nem deve pensar em ter esse produto por aqui. Diante de todas as mudanças que a Microsoft promoveu na dinâmica do Xbox no Brasil, essa torradeira definitivamente não deve dar as caras por aqui.
Nem agora, nem no futuro.
Mas entendo que vale a pena o registro, pois quem sabe você é um dos usuários corajosos que acaba importando essa torradeira porque entende que merece ter esse produto em casa e o dinheiro passa longe de ser um problema na sua vida.