Compartilhe

A Apple impôs um ambiente fechado para o iOS desde o seu nascimento. E a comunidade não gosta de se sentir presa. Isso motivou o desenvolvimento do jailbreak, que permite o acesso completo ao sistema operacional da maçã mordida, permtiindo a instalação de apps, temas ou jogos fora da loja oficial, além de outras funções que antes ficavam limitadas.

A Cydia Store foi uma das primeiras lojas alternativas a oferecer aos usuários esse mundo de liberdade e customização, e rapidamente se transformou na mais importante loja do mercado. O jailbreak é o equivalente ao root que praticamos nos dispositivos Android, mas não era tão simples de realizar no seu início, exigindo o uso do computador a cada vez que era utilizado. Até que chegaram os métodos untethered, que entregava uma liberdade muito maior.

Bons tempos aqueles do jailbreak, que era um grande passatempo para os veteranos nostálgicos da tecnologia. O método necessitava de sites de terceiros onde os apps eram descarregados, e o fechamento da Cydia (ou suas limitações) será um revés difícil de se superar, se unindo ao fechamento de dois outros sites, o ModMyi e o ZodTTD/MacCiti.

Ainda que o processo de jailbreak seja considerado legal de acordo com a Digital Millennium Copyright Act, a Apple declarou na época que podia anular a garantia dos dispositivos, e isso fez com que muitos usuários se sentissem desestimulados. E todo mundo sabe que a Apple só fez isso porque queria que todo mundo passasse pelo caixa da App Store.

Além disso, a Apple adicionou uma certa flexilidade nas últimas versões do iOS e novas características que deixam o jailbreak menos atraente. Os aspectos de segurança também influenciaram no abandono da prática, já que muitos malwares foram detectados nessas plataformas alternativas.

O resultado é que o jailbreak do iPhone está morrendo aos poucos com o fechamento dos grandes repositórios de aplicativos, e o cerco que a Apple estabeleceu no código do iOS nas suas últimas versões, complicando a prática de desbloqueio de software.

Enfim, sinal dos tempos. Fim de uma era.


Compartilhe