Compartilhe

O micro-ondas é um eletrodoméstico muito útil e, ao mesmo tempo, enigmático quando não é tão eficiente quanto você gostaria. Comida fria depois de 10 minutos aquecendo não dá. Ele tem que aquecer a comida, e não apenas as bordas do prato.

Mas é comum ver as pessoas irritadas quando o micro-ondas não funciona direito. Para evitar esses e outros problemas, vamos ver nesse post como você deve aquecer corretamente a comida no micro-ondas.

Mas antes, tenha em mente o que você jamais deve aquecer no micro-ondas, incluindo os alimentos não aptos para o produto, como ovos com casca, os produtos com metal e os potes de plástico. Uma vez que você tem claro o que não pode ser aquecido nesse produto, chegou a hora de conhecer os truques para aquecer direito a sua comida.

Para isso, vamos conhecer as características do produto, para compreender as coisas mais básicas, como ajustar a quantidade de comida, os recipientes compatíveis e o tempo necessário para aquecer cada alimento.

 

 

 

Dicas para usar direito o micro-ondas

 

Os micro-ondas funcionam através da geração de ondas eletromagnéticas que giram em torno de 2.5 GHz, aumentando a velocidade das moléculas dos alimentos, o que aumenta a sua temperatura interna. Diferente dos fornos tradicionais onde o calor se expande de dentro para fora do alimento, no micro-ondas o sistema de calor vai de fora para dentro.

O eletrodoméstico converte a energia elétrica em micro-ondas de rádio de alta frequência, que são absorvidas pelos alimentos, aumentando a velocidade de suas moléculas. Porém, isso não funciona da mesma forma com todos os alimentos.

 

 

 

Quanto tempo devemos aquecer os alimentos no micro-ondas

 

1) Os melhores alimentos para aquecer no micro-ondas são aqueles que contêm água líquida do que água congelada, já que o movimento das moléculas é mais restrito no estado sólido da água.

2 Da mesma forma, é menos eficiente aquecer alimentos ricos em gorduras e açúcares quando se tem um tempo menor modificação molecular.

3) Ao aquecer um prato de alimento, é aconselhável apostar em pequenos pedaços para conseguir um cozimento homogêneo de cada alimento.

4) É importante ajustar os tempos de cozimento dos alimentos às recomendações dos fabricantes para evitar o superaquecimento dos mesmos e evitar a perda de nutrientes, textura e sabor.

5) Resumindo: mais comida, mais tempo será necessário para o preparo.

 

 

 

Truques para aquecer a comida do micro-ondas de primeira

 

Vou repetir: o micro-ondas recebe o calor de fora para dentro. Dito isso, o truque para aquecer a comida mais rápido funciona dessa forma:

 

Deixe um espaço no centro do prato, e espalhe a comida até as bordas (sempre que o prato em questão permitir, é claro). Assim, você consegue aquecer toda a comida no micro-ondas por igual.

 

Vale a pena verificar também os diferentes comandos do seu micro-ondas (descongelar, tostar, aquecer, etc), introduzir um único prato no eletrodoméstico no lugar de dois pratos (com uma maior quantidade de comida, o calor se divide em dois) e apostar em pratos menores no lugar dos pratos grandes (quanto menos comida tiver no prato, mais vai se concentrar o calor das ondas).

 


Compartilhe