Início » Dicas, Truques e Macetes » Um banho 90 minutos antes de dormir ajuda na boa noite de sono

Um banho 90 minutos antes de dormir ajuda na boa noite de sono

Compartilhe

Sem falar que deixa você limpo e cheiroso para uma noite agradável. De sono também.

Entendedores entenderão.

Dormir é um desafio para as pessoas estressadas ou com um ritmo de vida acelerado. Vários estudos sugerem estratégias para acabar com a insônia, como relaxamento militar progressivo, o método 4 – 7 – 8 (inspira em 4 segundos, prende em 7 segundos e solta o ar em 8 segundos), ou realizar mais atividades físicas durante o dia.

Agora, um estudo reforça algo que muita gente já sabia: tomar um banho 90 minutos antes de deitar para dormir pode ajudar no melhor sono.

 

 

 

Meus pais erguendo agora a placa do EU JÁ SABIA

 

Vários estudos prévios foram analisados, e encontraram a relação sobre o aquecimento passivo do corpo à base de água ou o banho na água morna ou quente com a melhor qualidade do sono. E o resultado da análise foi: tomar um banho entre uma e duas horas antes de ir para a cama ajuda a dormir melhor, acelerando a velocidade de cair no sono em 10 minutos.

Isso acontece por causa da temperatura da água, que precisa estar entre 40 e 42 graus Célsius para tudo funcionar.

 

 

 

O ciclo circadiano e a temperatura

 

Tanto a temperatura do corpo como o sono estão regulados por um relógio circadiano localizado no hipotálamo, que é quem impulsiona os padrões de 24 horas de muitos processos biológicos, entre eles o do sono.

No ciclo circadiano, a temperatura do corpo cai um pouco em torno de uma hora antes de dormir, alcançando os seus níveis mais baixos entre o meio e o final do sono noturno. Então, ela começa a subir, atuando como um despertador biológico. Logo, o ciclo de temperatura do corpo lidera o ciclo do sono, de modo que é preciso conciliar os dois elementos para obter o sono rápido e descansar bem.

Um banho de água quente estimula o sistema termorregulador do corpo, ativando a circulação sanguínea de forma significativa. O resultado do processo é uma eliminação eficiente do calor corporal e uma redução da temperatura do organismo.

Ou seja, banho quente 90 minutos antes de dormir vai ajudar você a cair no sono rapidamente e, por tabela, dormir melhor.

Experimente… no verão (no inverno, nem pensar).

 

 

Via Science Direct


Compartilhe