Um “iPod” com Winamp? Eu quero! | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Um “iPod” com Winamp? Eu quero!

Um “iPod” com Winamp? Eu quero!

Compartilhe

Eu sou um geek velho que usa o Winamp até hoje no meu computador com Windows. Tenho uma versão Lite do instalador porque considero este o melhor player de música de todos os tempos, e só a minha opinião importa neste blog.

E sei que não estou sozinho nessa. Alguém com muito espírito de nostalgia no coração decidiu criar o seu próprio MP3 player caseiro no estilo iPod wannabe, o PyPortal, que conta com vários templates do Winamp funcionais.

O resultado é simplesmente fascinante. A ponto de trazer um certo calor no coração que só sinto quando vejo coisas do passado.

 

 

 

Como funciona o PyPortal Winamp MP3 Player

O PyPortal Winamp MP3 Player é um projeto disponível no site Adafruit, empresa de Nova York que fabrica dispositivos eletrônicos e mostra como esses gadgets são fabricados, para que qualquer pessoa com habilidades possa fazer o mesmo no conforto de sua casa.

O PyPortal é um pequeno dispositivo com tela touch que pode receber qualquer tipo de interface personalizada para dispositivos com tela touch. Todo o projeto é de código aberto, e o dispositivo funciona com WiFi, Python e tinyJSON. Sua placa principal custa apenas US$ 60, bem mais barato que um iPod.

Sua principal missão na vida é carregar as músicas armazenadas em um cartão microSD e carregar as skins do Winamp arquivos JSON que estão disponíveis no site. Os controles em si são ‘invisíveis’, mas tocando no meio ou nos cantos da tela é possível reproduzir/pausar, avançar ou retroceder nas músicas.

O site do Adafruit mostra todos os detalhes para que qualquer pessoa crie a sua própria versão desse reprodutor de MP3, incluindo o código fonte necessário para o software, as peças utilizadas e o passo a passo rico em detalhes para integrar cada elemento.

 

 

 

Winamp rules!

Você, jovem, que só ouve músicas pelo YouTube, não faz ideia do que eu estou falando. Mas a verdade é uma só: o Winamp é um software simplesmente excelente.

A nostalgia aqui está mais que justificada, e fico feliz em saber que existem projetos tanto para manter vivo o legado do programa, como para devolvê-lo ao nosso mundo, ressuscitando o aplicativo (algumas empresas estão fazendo isso).

Se você tiver a chance de testar o Winamp no seu computador ou smarpthone, faça isso o quanto antes. A sua experiência com a reprodução de músicas em MP3 nunca mais será a mesma, pois ela será simples, prática e funcional.


Compartilhe
@oEduardoMoreira