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USB-C no iPhone é “mina de ouro” da Apple

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A Apple está prestes a lançar a série de smartphones iPhone 15, e você sabe muito bem disso a essa altura do campeonato. Uma das principais novidades dessa nova série de smartphones é o uso do conector USB-C em vez do Lightning, e você também sabe disso por causa da enorme leva de vazamentos publicados sobre o assunto.

Isso significa que os clientes que comprarem um iPhone 15 não receberão um carregador USB-C na caixa, mas terão um cabo USB-C para USB-C disponível.

E essa introdução de artigo existe apenas para entrar no assunto principal do artigo: como a Apple vai utilizar essa mudança forçada no seu conector de recarga de bateria no iPhone 15 em mais uma oportunidade de ganhar dinheiro às custas dos usuários.

 

Transformando o USB-C em uma limonada

E eu sei que o ditado não é esse.

De acordo com informações de um fornecedor sul-coreano, a Apple planeja impulsionar a venda de acessórios USB-C quando os clientes comprarem o último modelo do iPhone. Todos os funcionários da Apple serão instruídos a informar aos clientes que não há um carregador USB-C incluído na caixa, mas que há um cabo disponível.

Essa estratégia permitirá à Apple obter uma renda adicional, já que os clientes terão que gastar mais dinheiro para comprar um carregador USB-C. Afinal de contas, nada mais lucrativo do que informar ao cliente aquilo que ele não tem com o novo iPhone, mas que seria de direito desse consumidor em qualquer país civilizado.

Bom… de forma até orgulhosa, eu digo desde já: quero ver a Apple fazer esse “vai que cola” funcionar no Brasil, que tem um Procon e um Código de Defesa do Consumidor que impede tal prática.

De qualquer forma, a Apple venderá seus próprios carregadores USB-C em suas lojas, e tentará convencer os clientes a comprá-los com o novo iPhone 15. Os cabos USB-C da Apple serão mais caros do que os genéricos, e empresa espera que os clientes estejam dispostos a pagar mais pelo produto de marca, mas é possível que alguns optem por comprar cabos mais baratos de outras marcas.

Possível? Não. Provável. Na verdade, mais que provável. Eu dou como algo certo. Se o cabo paralelo que você compra no camelô funcionar do mesmo jeito que o USB-C mais caro da Apple, não resta a menor dúvida que o cidadão vai comprar o cabo mais barato…

…mesmo que a Apple afirme categoricamente que o cabo paralelo pode explodir o seu caro iPhone 15.

 

Não é a primeira vez que a Apple faz isso

Essa estratégia da Apple não é nova. Em 2020, a empresa lançou o iPhone 12 sem um carregador na caixa, argumentando que isso era melhor para o meio ambiente, e o tempo mostrou que isso não passa de uma retórica ficcional para capitalizar na venda do acessório em separado.

Muitos usuários ficaram descontentes com essa decisão e criticaram a empresa nas redes sociais. Mas a Apple não é a única empresa que está adotando essa estratégia. A Samsung também lançou o Galaxy S21 sem um carregador na caixa.

De novo: no Brasil, a justiça exigiu que os smartphones viessem com carregadores na caixa. E acabou.

Apesar das críticas, a estratégia da Apple pode ser benéfica para a empresa. Além de gerar uma renda adicional, a venda de carregadores USB-C pode aumentar a fidelidade (ou a escravidão, dependendo do ponto de vista) dos clientes à marca.

Se os clientes comprarem um carregador USB-C da Apple, é mais provável que eles continuem comprando produtos da empresa no futuro, tal e como já estão fazendo nos últimos 10 anos (pelo menos).

No entanto, a Apple precisa ter cuidado para não alienar seus clientes. Se muitos usuários ficarem descontentes com a falta de um carregador na caixa ou com o preço dos carregadores USB-C da Apple, isso pode afetar negativamente a reputação da empresa.

Ou não, já que a grande maioria dos usuários da Apple não demonstra se importar com as estratégias da empresa, e pagam o que for para ter os produtos da marca.

Enfim… acabei de apresentar os planos da Apple sobre capitalizar (ainda mais) em cima da mudança do USB-C. E podem me cobrar depois, pois é bem isso o que vai acontecer.

Aliás, no lugar de me cobrar sobre acertos em exercícios de futurologia, por que não me pagar por oferecer essa informação de graça? Seria bem mais legal, não?

Pelo menos para mim seria bem legal ser pago pelo conteúdo que compartilho por aqui.


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