Press "Enter" to skip to content
Início » Notícias » Ver TV antes de dormir melhora SIM a qualidade do sono

Ver TV antes de dormir melhora SIM a qualidade do sono

Compartilhe

Olha como são as coisas…

Sabe aquela história que sempre contaram para nós que assistir TV antes de dormir era algo prejudicial, pois atrapalhava o corpo a encontrar o estado de sono? Então… deixe isso um pouco de lado: estudos recentes mudaram a crença, e ver séries da Netflix ou qualquer canal de TV é algo benéfico para dormir bem.

Aliás, algumas pessoas podem descansar mais vendo TV antes de dormir. E eu entendo perfeitamente essas pessoas, pois este é o meu caso.

Mas vamos entender como essa prática funciona, pois existem algumas variantes para uma boa noite de sono em função da televisão.

 

 

 

O Jô Soares sempre foi pra cama comigo

O estudo analisou algumas das diferentes táticas utilizadas pelos seres humanos na hora de dormir, e como esses métodos influenciam em nosso sono. 58 adultos foram testados, e precisavam ver conteúdos em qualquer tipo de tela uma hora antes de ir dormir todas as noites.

Os participantes consumiram diferentes tipos de mídia (TV, podcast, Netflix, etc) e indicaram em qual cômodo da casa consumiam esses conteúdos. Uma máquina de eletroencefalografia registrava informações mais detalhadas sobre a qualidade de sono de cada um.

O foco principal do estudo foi pesquisar como essas diferentes mídias podem influenciar no sono das pessoas, no objetivo de verificar essa interferência no ver ou escutar algo de forma passiva.

Os resultados do estudo? Surpreendentes, é claro. Caso contrário, eu nem me daria ao trabalho de escrever este post.

A qualidade de sono das pessoas não foi afetada pelo uso de mídias antes de dormir, e o tempo total de sono até melhorou com essa prática. E, sinceramente, eu sou uma prova viva de que os resultados do estudo são coerentes: todas as vezes que tentei dormir sem assistir TV eu tive noites péssimas. No meu caso, as telas ajudam a me levar ao estado de sono.

 

 

 

A regra não vale para todo mundo

Como já era de se esperar, a TV não é o remédio definitivo para o sono de todo mundo.

Escutar um podcast ou ver séries na Netflix antes de dormir pode valer a pena para melhorar o sono. Porém o uso de smartphones ou outras ferramentas que obrigam o usuário a realizar diferentes tarefas (como acessar as redes sociais, e-mails e comunicadores instantâneos) podem sim prejudicar uma boa noite de descanso.

Ou seja, se você quer dormir melhor, apenas veja TV ou apenas ouça podcasts. Não faça o seu cérebro trabalhar em duas coisas ao mesmo tempo. E, ainda assim, faça isso em sessões curtas e absolutamente focadas no consumo de conteúdo passivo.

Caso contrário, você só está perdendo tempo na vida. E tempo de sono de qualidade, o que é ainda pior.


Compartilhe
@oEduardoMoreira