Press "Enter" to skip to content
Início » Cinema e TV » Voz de Darth Vader vai se aposentar, mas uma IA vai ocupar o seu lugar

Voz de Darth Vader vai se aposentar, mas uma IA vai ocupar o seu lugar

Compartilhe

Olha… dá para dizer que, pelo menos desta vez, a Inteligência Artificial vai recriar algo que será por uma causa muito nobre e justa. Dessa vez, a recriação de uma imagem ou voz vai resultar em algo muito positivo. Quem sabe dá para dizer que teremos um legado para o cinema como um todo.

O ator James Earl Jones vai se aposentar. E essa notícia poderia passar totalmente batida se ele não fosse “apenas” o responsável pela icônica voz de Darth Vader, o personagem mais memorável da franquia Star Wars.

E é aqui que a tecnologia faz o seu papel, já que uma Inteligência Artificial vai assumir a voz de Vader, emulando a voz de James.

 

Uma voz imperial que finalmente vai descansar

James Earl Jones merece ter a sua merecida aposentadoria. O ator tem nada menos que 45 anos de serviços prestados ao Império, colocando voz e boas doses de interpretação ao vilão Darth Vader dentro da franquia de filmes Star Wars.

Hoje, o ator tem 91 anos e finalmente vai se aposentar de sua profissão. E, de verdade, mesmo sabendo que todos vão sentir falta dele, o sentimento de gratidão por todo esse tempo de serviços prestados é enorme.

A boa notícia aqui é que a tecnologia de presente vai permitir que todos continuem a ouvir a vibração de suas pregas vocais quando Darth Vader voltar a abrir a boca nos filmes e séries da franquia Star Wars. A voz de James Earl Jones será substituída por uma Inteligência Artificial que vai reproduzir a mesma voz do ator.

Aliás, os fãs mais astutos e que decidiram assistir aos últimos conteúdos de Star Wars em áudio original já perceberam algumas diferenças no timbre de voz de Jones. Por exemplo, em Rogue One, seu timbre estava mais maduro e compatível com o de um homem mais velho. Já na série sobre Obi-Wan Kenobi, foi utilizada uma tecnologia que usa gravações de arquivos para recriar a voz do ator e, por tabela, do personagem.

O próprio Jones supervisionou os trabalhos de laboratório da empresa Respeecher para a companhia Skywalker Sound para ajudar a modelar o recurso que seria destinado ao personagem de Darth Vader, o que aumentou a fidelidade do padrão e do timbre de som do ator nessa recriação digital.

Na prática, a tecnologia pode criar novos diálogos a partir de vozes originais, o que pode resultar em novos contextos para filmes antigos e até mesmo o desenvolvimento dos futuros roteiros para as séries e filmes da franquia Star Wars.

 

Outros personagens de Star Wars podem se beneficiar dessa tecnologia

Se você pensa que apenas Darth Vader pode ter a sua voz recriada em Star Wars, se enganou. Como eu disse um pouco antes neste artigo, as possibilidades são infinitas, e podem ser apresentadas das mais diferentes maneiras.

A tecnologia da Reespeecher pode recriar as vozes de diferentes personagens em diferentes eras ou períodos. Por exemplo, a voz do jovem Luke Skywalker em O Livro de Boba Fett foi digitalmente recriada utilizando essa tecnologia.

No caso da recriação da voz de James Earl Jones, a missão não é das mais fáceis, pois os especialistas tiveram que recriar a voz de James Earl Jones durante o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, já que Bogdan Belyaev e sua equipe precisavam terminar o trabalho neste sentido para a série Obi-Wan Kenobi.

De qualquer forma, o registro está feito. E espero que fique tudo bem com nosso amigo Bogdan.


Compartilhe
@oEduardoMoreira