Wii Balance Board

Um grupo de pesquisadores na Flórida (EUA) testam uma nova terapia dirigida a pacientes paraplégicos que utilizam exoesqueletos, baseado no Nintendo Wii e no seu Wii Balance Board.

 

Retroalimentação sensorial através dos videogames

Os primeiros testes foram realizados com um jovem com lesão total de medula, que resultou em uma perda de sensibilidade abaixo da cintura. Nesse caso, os exoesqueletos podem ser perfeitos para a pessoal voltar a andar, mas… e a questão da sensibilidade?

Sem sensibilidade, é impossível determinar o ponto de equilíbrio, o que pode provocar quedas, lesões e danos ao exoesqueleto, já que o paciente não sabe o que e onde está pisando para dar o próximo passo.

É aí que o Wii Balance Board entra em ação.

O acessório do Nintendo Wii é barato e prático para realizar tratamentos nos pacientes que nunca usaram um exoesqueleto. A prancha oferece retroalimentação na tela, dando ao paciente um novo tipo de sensibilidade usando os demais músculos sensíveis.

O paciente pode experimentar as diversas opções oferecidas pelo Balance Board, o que o obriga a mudar o tempo todo a direção do peso, oferecendo uma inclinação perfeita, com a força necessária para um lado ou para outro quando necessário.

Desse modo, quando o paciente passa para o exoesqueleto, o caminhar fica algo mais natural.

Valeu, Nintendo Wii!