Olha, ou é muita coincidência, ou é muita cara de pau mesmo!

Eu bem sei que no mundo da tecnologia todo mundo copia todo mundo. Não existe uma virgem imaculada. Nem mesmo a Apple, que há muito tempo não sai gritando que nem uma louca que é “a rainha da inovação”. Mas o que a Xiaomi fez nessa semana foi ser “a rainha da clonagem”. E duas vezes.

 

 

Primeiro, com as fotos da campanha da LG…

 

O departamento de marketing da Xiaomi teve a cara de pau de copiar um set de fotos que antes foi publicado pela LG. No mesmo estilo. Inclusive com as peças na mesma disposição!

TUDO IGUAL!

 

 

Tudo bem você pode se inspirar na concorrência. Mas isso aqui já é demais! Pegar todos os elementos da campanha publicitária e abraçar para você, acreditando que a internet não tem memória, print screen ou caches do Google para lembrar a todos que sofrem do “Alzheimer pela conveniência”?

É ser muito inocente, não é mesmo, Xiaomi?

 

 

…e depois, com a câmera flip no futuro Xiaomi Mi CC9

 

A semana de clonagens da Xiaomi não parou por aqui.

A empresa lançou uma nova linha de smartphones, a Mi CC, que tem como objetivo oferecer telefones top de linha com câmeras para selfies com o máximo de qualidade.

A iniciativa seria louvável, se não fosse por um único detalhe: o conceito de câmera flip do futuro Mi CC9… que é o mesmo que foi apresentado ao mundo recentemente pela ASUS no Zenfone 6.

Não só o mesmo conceito. Tem a mesma mecânica, funcionalidade e design. É IGUALZINHO O DA ASUS!

 

 

E aqui, por causa do nome da nova divisão móvel (Mi CC, que já poderia ser uma piada pronta lembrando o mau cheiro embaixo do braço, o que também pode ser sinônimo de Denorex… parece, mas não é), as piadas prontas apareceram rapidamente: Carbon Copy, Cópia Carbono, Clone Chinês, Cheap Clone, etc.

Olha, eu adoro a Xiaomi, mas… nessa semana que está chegando ao fim, eles bateram todos os recordes de “coincidência conveniente” ou “clonagem explícita”. Assim fica difícil defender vocês, amigos chineses!

E que os xiaominions ou Mi Fans ou xiaofanatics não venham me bater aqui. Eu não posso fazer nada se a empresa está clonando todo mundo. De novo: está difícil defender a Xiaomi ultimamente nesse aspecto.