Em um belo dia, quando decidi assistir vídeos no Xbox 360, me deparei com a dificuldade em digitar os termos no campo de busca. A mesma dificuldade foi detectada ao buscar um determinado jogo, códigos de licença ou até mesmo para incluir o nome do jogador no cadastro. A maioria dos consoles recentes não possui uma forma simplificada de inserir dados. Para isso, existem produtos como o Microsoft Chatpad para Xbox 360, que é uma mão na roda nessas horas. Já tenho o produto desde o ano passado, e só agora decidi fazer uma breve análise do mesmo.

Para que serve?

O Microsoft Chatpad é um acessório complementar para o controle original do Xbox 360, sendo um teclado físico que facilita a inserção dados em diversas atividades do console. Foi também pensado nos usuários que gostam de conversar com os amigos através da Xbox Live, tanto por e-mails quanto nos mensageiros instantâneos.

Conhecendo o produto

Quando vi o produto pela primeira vez, ele me remeteu a um teclado QWERTY de celulares mais antigos (como alguns modelos da Samsung com teclado QWERTY silde na horizontal). E isso, não só no formato, mas também na tonalidade das cores e no material empregado para a sua construção.

A parte traseira busca acompanhar as linhas de design do próprio controle, até mesmo para não atrapalhar a pegada do jogador no uso normal. Mesmo porque se espera que o gamer fique várias horas com o controle nas mãos, e não pode ser essa peça branca que vai atrapalhar a sua vida, correto?

ATENÇÃO! Não se deixe enganar! Existem outros teclados “alternativos”, que prometem mundos e fundos. Mas o Microsoft Chatpad original tem o seu verso com essa aparência que você vê acima, e com o selo em prata da Microsoft na parte inferior. Fique atento na hora da compra.

Na parte inferior, temos o conector para fones de ouvido. Infelizmente (e aparentemente, pois ainda não me aprofundei no assunto), o Chatpad só é compatível com o headset da Microsoft, que acompanha o acessório. Tentei conectar outros fones nesse conector. Nenhum deles funcionou.

Visão geral da parte superior do Microsoft Chatpad. Destaque para o conector central, que realiza a comunicação do teclado com o joystick em si, além do conector para fones de ouvido, que também está presente na parte inferior do controle original.

Detalhe também para os cantos emborrachados na parte superior, estrategicamente colocados para não machucar o material do joystick original.

Uma das coisas que garantem que o Chatpad só vai funcionar em controles originais da Microsoft está nos seus encaixes, que acompanham os espaços de encaixe do próprio controle. Além disso, como já disse antes, o acessório acompanha a linha de design do controle, “complementando” o que seria o espaço vazio presente no controle. Me lembro que quando testei o joystick Razer Onza Tournament Edition no TargetHD.net, já havia observado que o acessório só funcionaria em um controle original, justamente pelo design exclusivo.

O acessório em si, no seu peso, é relativamente leve. Bom, bem mais leve que o controle do Xbox 360, e não causando um acréscimo relevante no peso do conjunto. Ou seja, se você já se acostumou com aquilo que o joystick do X360 pesa, você não vai ter problemas ao usar esse teclado.

O teclado em si é muito bom para o que se propõe a fazer. As teclas são razoavelmente bem espaçadas, com um bom tamanho (levando em conta que você vai usar os polegares o tempo todo), com uma boa resistência na hora de digitar termos e palavras. Os erros são bem pequenos para aqueles que já estão acostumados com um teclado físico. Além disso, o console é retroiluminado, o que facilita a vida dos gamers com hábitos noturnos. E, mesmo com a necessidade de uma tecla especial para acessar os caracteres especiais e acentos, a sua produtividade é muito boa. Até porque 99% dos termos que você vai digitar não usam acentos.

Um detalhe para um uso adequado do produto, e pode parecer bem trivial esse detalhe (mas vale a pena para os novatos): ele só funciona se o mesmo estiver PERFEITAMENTE ENCAIXADO no joystick. Você pode até achar que na parte superior, onde estão os conectores, tudo está bem encaixado. Mas vale a pena ficar atento na parte inferior do encaixe, pois são elas que efetivamente “prendem” o teclado no joystick.

O resultado do joystick, depois de encaixado, é esse aqui.

Observe como a inclinação do teclado favorece uma digitação simples, com uma curvatura pensada na parte inferior. Esse ângulo inclinado favorece uma digitação rápida.

No final das contas, o Microsoft Chatpad para Xbox 360 vale o investimento. Facilita muito a vida no uso com buscas de termos e digitação de textos curtos, códigos de produtos especiais e dados do jogador. Não compromete muito a pegada do joystick (isso pode variar de acordo com o tamanho da mão do jogador, e o seu nível de exigência), e todo acessório pensado para complementar a usabilidade de um produto é bem vindo.

Abaixo, o review em vídeo do produto.