Press "Enter" to skip to content
Início » Gastronomia » Os matemáticos confirmam: sempre peça a pizza maior!

Os matemáticos confirmam: sempre peça a pizza maior!

Compartilhe

pizza-01

Sábado. Já dá até para sentir o cheiro da pizza de daqui a pouco, para coroar o seu descanso semanal. Se você pretende pedir um pizza para a noitada de sábado, não tenha dúvidas sobre o tamanho da pizza: sempre peça a maior. A matemática (trabalhando em conjunto com a ciência) mostra que você sempre vai sair ganhando nessa escolha.

Talvez você não tenha tanta fome para comer tanta pizza, mas os números mostram que, quanto maior a pizza, melhor para você, e para o seu bolso também.

Um entusiasta da economia (e, muito provavelmente, da cozinha italiana) chamado Quoctrung Bui analisou qual é o tamanho mai rentável de pizza que você pode escolher, e ele concluiu que sempre será a maior. Bui recompilou 74.476 preços de pizzas de 3.678 estabelecimentos dos EUA, comparando o preço de cada pizza com o seu tamanho. O resultado está no gráfico abaixo, que mostra que o preço por cada polegada de pizza quadrada cai à medida que o tamanho da pizza aumenta.

pizza-02

Se você ainda não se convenceu, Bui fez um gráfico interativo (clique aqui), que ilustra melhor essa relação. Basta deslizar o marcador do eixo X de um lado para outro, e você poderá comprovar quantas pizzas médias ou pequenas você precisa comprar para obter uma quantidade equivalente de uma pizza grande, e o seu preço.

Em resumo: a matemática não mente. A pizza família é sempre a melhor relação custo/benefício.

Boa pizza para vocês!

pizza-03

+info


Compartilhe
@oEduardoMoreira