Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Usar o celular durante o carregamento afeta sua vida útil?

Usar o celular durante o carregamento afeta sua vida útil?

Compartilhe

Não me lembro quantas vezes eu abordei esse tema no TargetHD.net. Foram tantas, que agora estou falando sobre isso no meu blog pessoal. E não tem nada de errado com isso. Afinal de contas, informação nunca é demais, certo?

Então, vamos falar mais uma vez sobre a eterna questão em utilizar o smartphone enquanto carregamos a bateria do smartphone. Muitas pessoas estão fazendo isso até hoje, e a dúvida paira no ar.

De forma eterna? Não sei. Mas vou oferecer respostas (de novo).

 

 

 

Usar o celular enquanto carrega a bateria pode causar danos?

Como disse antes, é uma das dúvidas mais presentes entre os usuários de smartphones ao longo da história da existência do dispositivo. Muitas pessoas ficam em dúvida se isso realmente é correto ou recomendado, mesmo com toda a evolução apresentada pela tecnologia móvel nos últimos anos.

Em termos práticos: neste momento, essa história sobre usar o smartphone durante a recarga da bateria pode prejudicar a mesma está muito mais próxima de um mito do que de uma realidade prática. Os principais fabricantes de telefonia móvel do mundo opinaram sobre o assunto, e coincidem na resposta: a prática não causa danos à bateria.

Em comunicado, a Samsung diz o seguinte sobre o tema:

 

“Não há perigo em usar o telefone durante o carregamento. Quando você usa seu smartphone enquanto ele está conectado, a bateria carrega mais devagar do que o normal.”

 

A Apple também dá a sua perspectiva sobre o assunto:

 

“Você pode carregá-lo quando estiver a 40% e desconectá-lo quando chegar a 80% ou qualquer outro valor, sem danificar o telefone. E você não precisa desligá-lo para carregá-lo; na verdade, você não deveria. E você pode deixá-lo conectado enquanto o usa, se quiser.”

 

Ou seja, se duas das principais fabricantes do mercado de telefonia móvel global afirmam a mesma coisa, por que você deveria se preocupar com isso?

 

 

 

Dicas para aumentar a vida útil da bateria

Existem algumas dicas simples que podem ajudar a expandir a duração da vida útil da bateria do smartphone, o que é algo sempre bem vindo para reduzir a degradação (ou pelo menos retardar o processo) deste importante componente do dispositivo.

Um dos conselhos mais importantes é tentar manter a bateria sempre entre 20% e 80% de carga. Isso faz com que a mesma mantenha os seus ciclos de carga sempre em dia, reduzindo o tempo de degradação.

Outro conselho importante é sempre recarregar o dispositivo com o carregador original, até mesmo para evitar problemas de curto circuito ou falhas físicas.

Por fim, é desaconselhado expor o smartphone a altas temperaturas, ou mantê-lo recarregando por muito tempo. Esses dois itens comprometem a bateria e outros elementos internos do telefone com o passar do tempo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira