A cafeteira que pode ser controlada com o seu olhar | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » A cafeteira que pode ser controlada com o seu olhar

A cafeteira que pode ser controlada com o seu olhar

Compartilhe

Acredite: já dá para pedir café com uma olhada.

As empresas espanholas Irisbond e Grupo Azkoyen apresentaram na Mobile World Congress 2021 uma cafeteira com tecnologia eyetracking, que permite uma interação mais natural para realizar algumas tarefas. Neste caso, pedir um café apenas olhando para a máquina.

Vamos ver neste post como essa tecnologia funciona, na esperança que um dia ela desembarque por aqui. Afinal de contas, meu vício em café é algo quase incondicional, e eu preciso dessa máquina o quanto antes.

 

 

 

Escolhendo o café com um olhar

 

 

No lugar de receber as instruções com toque na tela, a máquina Vitro M5 pode ser totalmente controlada com o olhar do usuário.

Isso faz do seu funcionamento algo realmente muito simples: você fica na frente da máquina, olhando para o centro de sua tela de controle central, mantém o olhar na tela por alguns segundos sobre o ícone da bebida que queremos e, quando o ciclo de seleção for concluído, o “clique” neste ícone será acionado.

Na prática, basta olhar para o mesmo lugar na tela por alguns segundos para selecionar a bebida.

Feito isso, olhe para “aceitar” ou “cancelar”, dependendo da situação. Confirmadas as escolhas, o café é servido. Simples assim.

Quem testou a máquina afirma que o seu funcionamento é mais do que convincente, sendo rápida o suficiente para afirmar que a mesma oferece uma boa usabilidade para qualquer pessoa. Nada de botões para atrapalhar a vida dos menos experientes com o mundo da tecnologia.

Outro benefício interessante é que o processo de compra ou seleção da bebida não envolve nenhuma informação pessoal no processo, e a ideia dos seus desenvolvedores é oferecer no futuro um sistema que funcione em ambientes corporativos, comerciais e domésticos.

Além disso, a empresa quer que essa máquina de café funcione em modo multi plataforma, ou seja, com dispositivos Android e Apple.

 

 

 

Vai se tornar um produto final no futuro?

 

 

Seus idealizadores acreditam que sim, mas ainda é muito cedo para dizer. A ideia aqui não é exatamente fazer a máquina de café chegar ao mercado, mas sim impulsionar o processo de compra apenas com o olhar para o mercado como um método de usabilidade adicional.

Por isso, ainda é cedo para dizer quando veremos essas cafeteiras ao mercado. Por outro lado, a parceria deve se manter para que o sistema seja oferecido para outras empresas. Dessa forma, o eyetracking pode se tornar uma espécie de protagonista no processo do monitoramento do olhar em um campo comercial.


Compartilhe