Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » A câmera que usa IA para te deixar nu

A câmera que usa IA para te deixar nu

Compartilhe

Era só o que faltava.

Uma nova câmera com inteligência artificial (IA) é capaz de “desnudar” pessoas em fotos em menos de 10 segundos. E eu sei exatamente o que você está pensando neste momento: “hoje é um péssimo dia para ir ao escritório sem cuecas”.

A NUCA é a câmera que, em teoria, permite ver através das roupas das pessoas, como se você tivesse visão de raio-x. Essa tecnologia, que antes era apenas ficção científica, agora está mais perto do que se imagina.

Antes que o pior aconteça, vamos entender o que está acontecendo, como chegamos neste ponto, e o que você precisa fazer para não ter as suas intimidades expostas para o primeiro tarado que aparecer com uma câmera dessas na sua frente.

 

Qual é o objetivo da NUCA?

A NUCA Camera foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford e utiliza a ferramenta Stable Diffusion para interpretar a foto e gerar uma imagem “nua”.

É importante deixar claro que não existem milagres nesse caso. A câmera vai capturar a imagem da pessoa, e a IA vai interpretar como seria aquela imagem sem as roupas. Não é uma foto real da pessoa nua, e isso fica claro no conceito do projeto.

Porém, o uso da tecnologia de Inteligência Artificial para essa finalidade levanta as naturais preocupações sobre invasão de privacidade e o potencial para uso indevido.

Afinal de contas, alguns seres humanos são completamente desprovidos de códigos morais e éticos.

Embora os criadores da NUCA afirmem que a intenção é apenas demonstrar as possibilidades da IA, muitos se perguntam sobre o real objetivo do projeto: eles criaram a câmera para conscientizar sobre os perigos da IA ou apenas explora suas capacidades sem considerar as implicações?

 

A tecnologia por trás da câmera

Para quem não sabe, a Stable Diffusion é uma ferramenta de IA que permite gerar imagens a partir de uma descrição textual. Neste caso, a NUCA registra a imagem, faz a descrição em texto, e a Inteligência Artificial entrega o resultado.

O problema aqui é que a mesma Stable Diffusion já foi utilizada para criar pornografia e deepfakes, confirmando os temores dos mais céticos e o potencial da IA para fins questionáveis.

Se bem que qualquer ferramenta de IA contam com os mesmos potenciais, e algumas soluções específicas voltadas para o conteúdo adulto existem na internet, com versões modificadas do ChatGPT.

O ponto aqui é que cada desenvolvedor de IA precisa ser minimamente responsável na hora de criar soluções com essas ferramentas. A culpa não é da tecnologia, mas do ser humano por trás da plataforma, manipulando seus parâmetros para fins ilícitos.

A NUCA utiliza a Stable Diffusion para transformar uma foto de uma pessoa vestida em uma imagem “nua”. O processo é rápido e o resultado, em muitos casos, é bastante realista.

Aqui, podemos dizer que o trabalho dos pesquisadores de Stanford é bem-feito, e é o mínimo que se espera de uma instituição como essa.

E os mais preocupados com o projeto podem começar a respirar aliviados a partir de agora.

 

O futuro da NUCA

A NUCA não será comercializada. Ele é um produto experimental e fruto de pesquisas no campo de Inteligência Artificial. Porém, a sua existência serve como um aviso do que está por vir.

A IA está se desenvolvendo em ritmo acelerado, e não vai levar muito tempo para que os resultados do material gerado sejam indistinguíveis da realidade.

É necessário um debate público sobre o futuro da IA e seus impactos na sociedade. É preciso criar mecanismos de controle e regulamentação para garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável.

A NUCA demonstra o potencial da IA para ser usada de forma indevida. Em mãos erradas, a tecnologia poderia ser utilizada para espionagem, vingança pessoal e até mesmo para disseminar informações falsas.

Na verdade, isso já está acontecendo, pois temos vários episódios de manipulação da imagem alheia registrados em diferentes plataformas. Mas alguns relativizam a questão pelos mais diferentes motivos.

É fundamental que os governos e as empresas trabalhem juntos para criar mecanismos de proteção contra o uso indevido da IA. A sociedade precisa estar ciente dos perigos da tecnologia e exigir que ela seja usada de forma responsável.

Ou você corre o risco de ter a foto de sua esposa, sua mãe, sua avó ou (pior) sua sogra “como veio ao mundo” distribuída livremente nos principais sites de conteúdo adulto.

E você não vai poder fazer nada para impedir isso. E ter um trauma permanente em ver a sua sogra pelada.

Não dá para desver essa imagem.

Fica a dica.


Compartilhe
@oEduardoMoreira