Press "Enter" to skip to content
Início » Moda Geek » Por que eu visto sempre a mesma roupa

Por que eu visto sempre a mesma roupa

Compartilhe

Quem me conhece sabe (e essa é uma frase péssima para iniciar um artigo de opinião) que eu basicamente uso a mesma roupa: camiseta preta, calça jeans ou preta e tênis.

Confesso que sou um ser sem criatividade cromática, mas me sinto a vontade para me vestir assim. E porque me inspirei em Steve Jobs para o meu figurino. Mas não me recuso a vestir um terno e gravata em eventos sociais.

O que muita gente não sabe é que eu sigo uma tendência que é adotada por gênios da tecnologia, celebridades e outras pessoas que decidiram não se prender às exigências e convenções do coletivo para se vestir.

Porque, se sou obrigado a usar roupas, ao menos quero ser livre para escolher usar o que eu quero, e não o que os outros querem.

 

O paradoxo da aparência na sociedade moderna

Existe um certo contraste sobre o que a moda nos estabelece e o que pessoas bem-sucedidas na vida fazem. E qualquer pessoa com QI acima de 90 deveria prestar um pouco mais de atenção para isso.

O mercado oferece para o grande público uma importância exagerada nos cuidados com a aparência. Você precisa estar na moda ou bem vestido para ser aceito pelo coletivo.

Já as figuras influentes simplesmente vestem as roupas com as quais se sentem confortáveis ou que refletem a sua personalidade. Ou até mesmo escolhem o mesmo figurino só para poupar tempo na tomada de decisões.

Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Jensen Huang e vários outros multimilionários optaram por um estilo uniforme pelos mesmos motivos. Mas, principalmente, por reforço de marca.

Todo mundo se lembra até hoje como Steve Jobs se vestia, não é mesmo?

 

As vantagens (e desvantagens) de se vestir com a mesma roupa sempre

Algumas dessas vantagens eu mencionei no segmento anterior, mas entendo que vale a pena organizar tudo em lista, só para que você possa visualizar melhor os benefícios que podem entrar na sua vida.

  • Economia de tempo: Elimina a escolha e a combinação de roupas, reduzindo o estresse matinal e aumentando a sensação de controle.
  • Conforto e estilo: Permite escolher peças que se ajustam perfeitamente e garantem um visual profissional e elegante.
  • Eficiência e economia: Diminui compras impulsivas e promove a compra apenas de peças essenciais, gerando economia a longo prazo.
  • Sustentabilidade: Reduz o consumo excessivo de roupas e contribui para um estilo de vida mais consciente.

E como nem tudo são flores, devo reconhecer também as desvantagens em ter pouca criatividade no vestuário ou se vestir sempre da mesma forma.

Leve em consideração os aspectos abaixo, caso realmente queira deixar de lado o modismo imposto pela sociedade:

  • Falta de adaptabilidade: Dificulta a adequação a diferentes ambientes ou eventos sociais.
  • Monotonia e tédio: Pode gerar uma sensação de repetição na rotina e falta de criatividade na expressão pessoal.
  • Percepção social negativa: Risco de ser interpretado como desleixado ou (pior) com falta de higiene por alguns indivíduos.

 

A escolha é sempre sua

O mais importante de tudo isso é que você sempre vai ter a liberdade de escolher o que é melhor para a sua vida.

Ponderar as vantagens e desvantagens para tomar uma decisão consciente sobre o estilo pessoal é parte de um processo importante de consolidação do indivíduo, mesmo em idades mais avançadas.

Nunca é tarde para mudar. São as mudanças que oferecem o crescimento e a possibilidade de encontrar novos caminhos.

Sempre considere o seu estilo de vida, suas necessidades e valores individuais para encontrar o equilíbrio ideal entre praticidade, conforto e expressão pessoal na hora de se vestir.

E isso não é papo de coach ou de livro motivacional. É compartilhamento de experiências e lições aprendidas com a caminhada.

Vestir sempre a mesma roupa não é uma regra universal, mas sim uma opção que pode oferecer benefícios para alguns indivíduos.

Para mim, só vejo vantagens. Analise se para você essa mudança de perspectiva pode melhorar a sua vida.

O segredo aqui está em encontrar um estilo que seja prático, confortável, autêntico e que se adapte às necessidades de cada um.

Inclusive se a tal praticidade significa ter várias opções de roupas para diferentes situações.

Boa sorte. Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe
@oEduardoMoreira