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Qual é o recado que Jensen Huang, CEO da Nvidia, transmite ao mundo quando usa a sua jaqueta de couro?

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Eu vou tentar transformar uma pauta que, em teoria, pouco ou nada tem a ver com o mundo da tecnologia em algo minimamente interessante para você, que parou a sua vida para ler esse conteúdo.

Se bem que eu me pergunto se alguém realmente está interessado no estilo fashionista dos CEOs das gigantes de tecnologia. Mas… acredite: esse é um aspecto que pode ser muito relevante para aqueles que estão na frente de um segmento de mercado onde a imagem vale mais do que mil palavras.

Por isso, analisar de forma criteriosa como Jensen Huang, CEO da Nvidia, conseguiu promover a jaqueta de couro ao status de símbolo de sucesso no mundo tech é algo que deve despertar o interesse daqueles que querem aprender alguma coisa com isso.

 

Uma imagem ainda vale mais do que mil palavras

No mundo empresarial, a construção de uma marca pessoal forte é uma estratégia fundamental para se destacar e estabelecer uma identidade única dentro do segmento e junto ao público consumidor. E um exemplo notável e recente dessa abordagem é o CEO da Nvidia, Jensen Huang, que encontrou na sua jaqueta de couro preta uma marca registrada que o acompanha em todas as suas aparições públicas.

E eu nem consigo imaginar outro executivo de tecnologia que conseguiria estabelecer tal vestimenta como algo minimamente aceitável em eventos e apresentações do mundo tech. Por outro lado, eu confesso que gosto desse ar mais casual do Huang ao se vestir.

Dele, e de outros CEOs de tecnologia que vou mencionar ao longo do artigo.

Ao longo dos anos, ficou evidente que Huang não usa sua jaqueta de couro por acaso. É uma escolha cuidadosamente deliberada, uma tentativa de criar uma marca pessoal própria, uma maneira de se diferenciar de todos os outros e sair do lugar comum. Além das suas características pessoais, como os seus icônicos óculos, rosto barbeado e cabelo penteado para trás ou para o lado, a jaqueta de couro preta é o elemento comum em quase todas as imagens encontradas ao pesquisar o nome do executivo da Nvidia no Google.

A frequência com que Huang é fotografado usando sua jaqueta sugere uma estratégia visual bem pensada. Desde 2013, é quase uma garantia encontrá-lo vestindo essa peça em eventos corporativos, apresentações e até mesmo entrevistas com jornalistas. Capas de revistas como Time e Fortune, bem como a lista da Forbes que coloca Huang entre os bilionários mais ricos do mundo, também o retratam com sua singular jaqueta.

Essa estratégia de marca pessoal se tornou ainda mais relevante à medida que a Nvidia ganhou destaque no campo da inteligência artificial, e Huang acumulou uma fortuna significativa com os investimentos nesta tecnologia. Dessa forma, ele conseguiu reforçar seu status como empresário de sucesso.

 

Não é a primeira vez que isso acontece

Huang não está sozinho nessa abordagem. Outros líderes do setor tecnológico também adotaram uma estética singular como parte de sua estratégia de marca pessoal, pois essa escolha não apenas dá ênfase para a personalidade do executivo, como também reforça no coletivo a ideia de alguém bem sucedido na vida.

E a parte mais interessante disso tudo é que alguns exemplos de executivos que construíram um estilo próprio para a vestimenta fizeram isso sem chamar atenção para o tipo de roupa, utilizando algo que qualquer um de nós pode adotar no figurino do dia a dia.

Aliás, devo confessar que uso preto a maior parte do tempo por causa de um certo executivo da Apple que em 2007 apresentou ao mundo um smartphone que mudou as regras do jogo da telefonia móvel.

O falecido Steve Jobs, cofundador da Apple, era conhecido por seus suéteres de gola alta preta, jeans azuis e tênis New Balance. E qualquer pessoa do planeta pode utilizar esse mesmo tipo de vestimenta. No meu caso, eu apenas adaptei o suéter para a camiseta preta, e sou feliz com isso.

Mark Zuckerberg, CEO do Meta (antes Facebook), seguiu uma abordagem minimalista com suas camisetas e suéteres de cores sólidas. E ele mesmo confirmou que no seu closet só tem roupas com esse padrão, para evitar a perda de tempo na decisão sobre o que vestir.

O que acho lógico e coerente. É só pegar a peça e pronto. Não existe indecisão sobre a cor que deseja usar naquele dia.

Essa escolha de vestimenta repetitiva não é adotada por todos os líderes do setor. Jeff Bezos e Elon Musk, para citar dois exemplos de fácil identificação de todos, adotam estilos mais variados, embora ainda mantenham certas pautas próprias. No entanto, para figuras como Huang e Jobs, que possuem poder e influência significativos, a criação de um código de vestimenta próprio reforça sua posição e poder, reforçando também suas respectivas estratégias para permanecerem em evidência e vendendo ao mundo suas narrativas pessoais e corporativas.

 

Conclusão

A estratégia de marca pessoal por meio do vestuário tem como objetivo criar uma identidade clara para cada executivo, e uma forma eficiente de se diferenciar em relação aos demais colegas e concorrentes. A consistência na escolha da roupa transmite uma mensagem coesa e o reconhecimento efetivo a partir de um código visual singular. Para Huang, sua jaqueta de couro preta representa modernidade, determinação e sucesso.

Em um mundo onde o traje formal de terno, camisa e gravata é a norma para eventos de negócios importantes, líderes como Huang e Jobs contam com a liberdade de desafiar as convenções e adotar um estilo pessoal único e, em muitos casos, casual e despojado. Essa escolha se torna uma manifestação de seu status e riqueza, algo que poucos podem se dar ao luxo de fazer.

Uma jaqueta de couro pode parecer apenas uma peça de roupa e, na prática, é mesmo apenas uma jaqueta de couro quando utilizada pela maioria de nós, meros mortais. Mas para Huang, é um símbolo poderoso.

É um sinal evidente do seu sucesso. Afinal de contas, quantas pessoas no planeta além dele e do Exterminador do Futuro podem ser levadas a sério quando utilizam uma jaqueta de couro na sua frente?


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