Compartilhe

Nunca foram a mesma coisa, e nos últimos anos, a diferença entre as duas aumentou bastante.

Eu tenho quase certeza que você já ouviu de alguém que Coca-Cola e Pepsi são a mesma coisa. E além do seu cérebro, as suas papilas gustativas sabem muito bem que os dois refrigerantes não são iguais. Pois bem, o que esse post propõe é que você tenha um argumento para responder quando perguntarem qual é a principal diferença entre os dois refrigerantes.

 

 

 

Uma diferença que se sente no paladar

 

Os dois refrigerantes contam com sódio, açúcar, água gaseificada, alta concentração de frutose, ácido fosfórico, cafeína e sabores naturais. Os ingredientes são quase os mesmos (já que ambos são refrigerante de cola), mas existe uma diferença fundamental, que é o que faz com que os sabores sejam diferentes: a Pepsi tem ácido cítrico, e a Coca-Cola, não.

Esse pequeno detalhe é o suficiente para que as duas bebidas contem com sabores bem diferentes, e é a diferença fundamental entre Coca-Cola e Pepsi nos aspectos técnicos.

A Pepsi tem um gosto mais cítrico, enquanto que a Coca-Cola tem um toque de baunilha e passas que, em linhas gerais, é mais difícil de ser percebido pela maioria dos consumidores.

Em teoria, o ácido cítrico faz com que o sabor adocicado da Pepsi se destaque mais, o que torna essa bebida mais forte. Já a Coca-Cola possui um sabor mais suave e menos agressivo.

 

 

 

Qual é a melhor?

 

Tudo é uma questão de gosto no final das contas.

É complicado responder com parâmetros técnicos e científicos qual é a melhor entre Coca-Cola e Pepsi. Na teoria, não existe um sabor melhor que o outro nesse caso, e tem gente que vai preferir o sabor mais suave, enquanto que outras pessoas preferem o sabor mais cítrico.

Mas você ao menos pode constatar a preferência das pessoas pelos números. Com exceção do ano de 2006, a Coca-Cola tem lucro líquido que superou a todos os seus concorrentes diretos desde 2004. Logo, mesmo com a recente queda de vendas que esse refrigerante sofreu nos últimos anos, ele continua a ser o líder de mercado global.

Agora… considerando exclusivamente o meu paladar?

Vou ser bem direto: enquanto a Coca-Cola manteve o seu sabor, a Pepsi no Brasil foi ladeira abaixo. Nem mesmo a tal Pepsi Max tem o tal gosto cítrico e mais acentuado.

Logo, prefiro a Coca-Cola sem pensar muito.


Compartilhe