Alguns carros marcaram um antes e um depois nas nossas vidas e na indústria automobilística. Carros com estilo próprio e personalidade, fáceis de serem identificados. Um desses carros é o Fusca, ou Volkswagen Beetle (lá fora), o carro mais amado do Brasil.
E, para a tristeza de muitos fãs do Fusca, informamos que a sua produção será oficialmente encerrada, de uma vez por todas, deixando de existir na indústria automobilística.
Adeus, Fusca… é o fim de uma era
O mítico carro deixará de ser produzido para dar espaço para um SUV. Na verdade, a produção do Fusca foi finalizada em uma fábrica no México, e o SUV que vai substituir o modelo será destinado ao mercado norte-americano, sendo um veículo de caráter compacto.
O Fusca é um dos carros mais importantes da história. Nasceu na Alemanha em 1938 com o nome KdF-Wagen, para depois ser chamado como Type 1 após a Segunda Guerra Mundial. O modelo original conseguiu vender incríveis 21.5 milhões de unidades ao redor do mundo.
Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, que também foi um sucesso de vendas (1.2 milhão de unidades vendidas entre 1991 e 2020). O modelo foi renovado em 2012, recebendo o nome único de Beetle, com uma produção de aproximadamente meio milhão de carros.
A última unidade do Fusca foi fabricada em Puebla (México). É uma unidade de cor azul, que será exposta no museu da Volkswagen instalado na mesma cidade. O veículo teve diversas variações, e apesar de ser um carro de tração traseira e motor traseira, ele esteve disponível em várias versões de carrocerias.
Sem contar a inestimável contribuição que o Fusca entregou para a cultura pop, com filmes como a franquia Se Meu Fusca Falasse e The Love Bug, que deram um esplendor ainda maior ao carro. Lembrando que o Fusca foi a primeira encarnação de Bumblebee no filme solo/spin-off da franquia Transformers.
Muito provavelmente o novo SUV da Volksvagen jamais terá o mesmo impacto que o Fusca alcançou no mercado. Estamos falando de outros tempos. Temos que não voltam mais.
Adeus, Fusca. E obrigado por tudo.