É a Apple sendo a Apple.
Não dá para elogiar a gigante de Cupertino. Até porque ela só se tornou grande desse jeito pisando na cabeça dos seus clientes, que são feitos de otários ou mulher de malandro a cada lançamento de iPhone.
Não dá para ficar feliz com a notícia do adeus aos sensores de 12 MP no iPhone 15 e iPhone 15 Plus. Tudo na Apple tem uma pegadinha ou asterisco para deixar todo mundo brochado ou impotente.
Sinto em dizer, mas não vai servir de muita coisa o iPhone 15 base receber o sensor de 48 MP do iPhone 13 Pro… porque a Apple vai capar as capacidades desse sensor.
Vamos colocar a crítica em contexto
É importante colocar o assunto em perspectiva, para que você entenda o ponto de indignação das pessoas, e até mesmo para que você fique indignado também. Quem sabe você não vem protestar com a gente na porte de uma iPlace qualquer.
O sensor de 12 MP chegou ao iPhone em 2015, com o lançamento do iPhone 6s. E esse sensor por lá permaneceu por sete anos, porque a Apple entendeu que os seus usuários deveriam pagar um pâncreas para não receber sensores fotográficos melhores no seu caríssimo smartphone.
Quando o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max chegaram ao mundo em 2022, o sensor principal de 48 MP estreou. Porém, ele não entregou grandes novidades nas fotos automáticas, mas entregavam propriedades interessantes no alcance dinâmico e no zoom em 2x sem perda de qualidade.
A principal novidade do sensor de 48 MP do iPhone 14 Pro está no ProRAW, que era muito mais completo que aquele presente nas versões Pro do iPhone 12 e iPhone 13, mostrando a que veio ao exportar a imagem em JPEG após a edição.
E agora que você sabe quais são as principais vantagens em ter um sensor de 48 MP nos modelos base do iPhone, é importante que você saiba também que o ProRAW não vai chegar aos modelos mais básicos do iPhone 15.
Uma decisão polêmica e controversa, que faz que qualquer pessoa minimamente racional faça a pergunta de US$ 1 milhão (ou US$ 1.500, que é o preço que esse telefone pode alcançar) …
De que vale ter um sensor de 48 MP no iPhone 15 então?
É só pensar um pouco, amigo leitor.
Se a Apple não vai adicionar o ProRAW no iPhone 15 base, não faz muito sentido colocar um sensor de 48 MP nas versões menos caras do seu smartphone. Exceto é claro aquele motivo que todo mundo sabe que a gigante de Cupertino tanto gosta: aumentar os preços dos produtos.
Por outro lado, até faz sentido deixar os recursos Pro para as versões Pro e Pro Max do iPhone. Afinal de contas, usuários considerados “normais” ou casuais não vão utilizar os recursos profissionais das câmeras do dispositivo na maior parte do tempo.
Conhecendo o histórico da Apple, as chances da empresa surpreender todo mundo e colocar o ProRAW nos modelos base do iPhone 15 é algo mais que improvável. E todo mundo sabe que as versões menos caras do telefone contam com recursos capados artificialmente.
Em teoria, o iPhone 14 já poderia processar as imagens em ProRAW por conta do seu hardware herdado dos modelos Pro do ano passado, mas não faz isso. Também não gravam em ProRes e não recebem funções avançadas que são exclusivas das versões mais caras do smartphone.
Ou seja, já dá para dizer que esse sensor principal de 48 MP do iPhone 15 só vai oferecer uma melhor qualidade de registro puro de imagem e uma maior qualidade nas fotos com zoom.
E nada mais.
A melhor parte, que faria muitos usuários literalmente ejacular de tanta felicidade na hora de registrar as fotos de sua vida, foi capado por uma Apple castradora.
É realmente algo muito brochante!